o pensamento moderno e a idéia de modernidade

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
Ao mencionarmos a palavra "moderno", logo pensamos em algo novo, revolucionário. Podemos apontar três origens para essa palavra. "Moderno" já era usado na filosofiamedieval para designar um movimento que se opôs a logica vetus. Há também uma aplicação desse termo nos primeiros séculos do cristianismo; antigos eram considerados osque viveram antes de Cristo e modernos os posteriores a Ele. A terceira origem da noção desse termo apareceu durante a disputa entre os antigos e modernos, que agitouos meios literários franceses ao fim do século XVII.

As noções fundamentais que concernem ao moderno são: a idéia do progresso, que faz com que o novo sejavalorizado, valorização do indivíduo, ruptura com a tradição e a rejeição da autoridade institucional. Podemos atribuir a origem da filosofia moderna e influência de seusurgimento o humanismo, a Reforma Protestante, a Revolução Científica e a redescoberta do ceticismo antigo.
O Renascimento surgiu no século XV em Florença, uma das maisricas cidade da Europa. Essa riqueza manifestou-se na arquitetura, artes plásticas, literatura e filosofia. Para esta, o Renascimento apenas representa o período detransição da Idade Média para a modernidade. O lema sofista "O homem é a medida de todas as coisas" marca a ruptura com o período medieval. Aristóteles passa a serrejeitado, enquanto o Platão poeta, de grandes dons literários influencia o humanismo renascentista. Este rompe com a visão teocêntrica e com a importância dada às ciênciasnaturais, valorizando o interesse no homem. Petrarca é considerado o primeiro humanista e é com ele que se origina a visão do período medieval como "idade das trevas".
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As origens do pensamento Moderno e a idéia de Modernidade
  • As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade
  • Resumo : o pensamento moderno e a idéia de modernidade
  • As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade
  • As Origens do Pensamento Moderno e a Ideia
  • A modernidade e os modernos
  • O pensamento moderno
  • pensamento moderno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!