O pensamento contemporâneo

Páginas: 10 (2269 palavras) Publicado: 30 de abril de 2012
O PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO:

A filosofia contemporânea começa com Kant (1724 - 1804), cujo criticismo influi profundamente sobre o pensamento posterior. A filosofia contemporânea pós-Kantiana manifesta, antes de mais nada,duas tendências antagônicas: o idealismo e o positivismo.

A partir de Kant (o criticismo na segunda metade do século XVIII) levanta-se a renascença da filosofia racional –a metafísica clássica. Essa filosofia reivindica o valor da ciência da razão, influi profundamente sobre a cultura e a organização social no mundo contemporâneo e, torna-se o movimento filosófico mais marcante do tempo presente. As maiores correntes filosóficas contemporâneas são:

As maiores correntes filosóficas contemporâneas são:

1) O criticismo ((XIII):
O fundador do criticismo éEmanuel Kant (1724 – 1804). Representa a síntese especulativa do fenomenismo racionalista e empirista modernos, donde derivará o idealismo moderno e, em geral, o pensamento contemporâneo.

2) O idealismo (XIX):
Dominado pelo conceito de criatividade e liberdade do espírito. Além de Kant, a outra fonte essencial do idealismo alemão é Espinosa.

3) O espiritualismo (XIX):
Ao lado da correntecriticista e idealista – cujo foco principal foi a Alemanha –, e da corrente positivista e sensista, cujos centros principais foram a França e a Inglaterra, houve também uma forte corrente espiritualista, especialmente na França e na Itália, desde o princípio do século XIX.

4) O positivismo (XIX):
O positivismo, que negava toda realidade supra-sensível, e o criticismo e o idealismo que propugnava arealidade do conhecimento, levaram o pensamento às contradições do ceticismo.
    1 - O positivismo representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos.
A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é o seguinte: o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência imediata, pura, sensível,como já fizera o empirismo.
    2 – A reação antipositivista - A crítica ao positivismo, no seio do próprio positivismo, é vasta e vária.
As correntes positivistas mais importantes são: o neo-hegelianismo italiano de Spaventa; o psicologismo alemão de Wundt; o pragmatismo americano de James; o contigentismo francês de Boutroux.

    a) Neo-hegelianismo italiano – Spaventa (1817 – 1883), éindependente e original intérprete de Hegel em sentido imanentista e humanista. Deixou alguns discípulos, que levaram o neo-hegelianismo italiano até o século XX, coligando-o ao idealismo atual de Croce e Gentile.
Um dos maiores colaboradores de Spaventa foi Francisco De Sanctis (1818 -1883).

    b) Psicologismo alemão – Na Alemanha, quem se opôs decididamente ao positivismo, partindo do própriopositivismo, foi Guilherme Wundt (1832 – 1920). Wundt pode ser considerado um dos grandes fundadores e mais ilustrados cultores da psicologia moderna experimental, especialmente da psicologia coletiva. Para Wundt, a filosofia teria uma tarefa específica: a sistematização crítica dos resultados das várias ciências em uma intuição unitária do mundo e da vida.
Para ele, a filosofia é necessária parasatisfazer às mais altas e legítimas exigências teoréticas e práticas do espírito, às quais a ciência do positivismo não pode satisfazer.



    c) Pragmatismo americano – O pragmatismo dá ao pensamento, ao conhecimento, ao conceito, um valor apenas prático, econômico, útil, e, por conseguinte, destrói a ciência idolatrada pelo positivismo.
Aqui se destaca William James (1842 – 1910) psicólogomoderno, que, como Wundt, procura na psicologia uma saída da ciência para a metafísica, da experiência para o Absoluto. É sabido que James pôs em evidência como em volta de nossa consciência há uma zona de penumbra psíquica, de semiconsciência, isto é, a subconsciência.


    d) Contingentismo francês – Esse nome foi dado porque sustenta que a lei suprema do mundo é a contingência, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento Contemporâneo
  • As vertentes do pensamento jurídico contemporâneo.
  • Correntes do pensamento contemporâneo
  • Pensamentos filosóficos contemporâneo
  • genese do pensamento contemporaneo
  • Heresias no pensamento contemporâneo
  • Tendencias do Pensamento Pedagogico Contemporaneo
  • O pensamento pós contemporaneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!