O peixei que não quis evoluir

725 palavras 3 páginas
O Peixe que não quis evoluir

Havia uma estranha perturbação na zona dos grandes pântanos.
Todos os animais aquáticos tinham sido convocados para uma assembleia pela tartaruga.
Apesar de o nível das águas ser abundante, tinha descido nos últimos anos e isso inquietara o velho réptil. Por isso mandou chamar a comunidade de animais da vizinhança para transmitir as suas conclusões:
- Amigos, imagino que já repararam que cada vez há menos água. Sei que ainda não parece nada sério, mas já assisti a este mesmo processo noutras zonas da Terra e aviso-vos que se aproximam tempos de grande seca.
Perante estas palavras, gerou-se um grande rebuliço.
Todos se tinham apercebido de um suave e continuo abaixamento do caudal dos pântanos, mas nada levava a crer que podia ser grave.
- Porque nos terá convocado, se há água de sobra? - Perguntaram uns aos outros.
A centenária tartaruga deu resposta à inquietação despertada:
- Convoquei-vos porque felizmente ainda temos muito tempo e poderemos ultrapassar isto sem problemas, se começarmos a actuar desde já. Para que as nossas espécies sobrevivam temos de EVOLUIR.
Ficaram todos estupefactos. Nunca se tinham deparado com tal questão e, depois do choque inicial, começaram a interrogar-se sobre como o fariam.
- Todos os dias, ficaremos uns minutos fora de água; aquele que não conseguir fazê-lo começa por uns segundos e, pouco a pouco, vai ficando cada vez mais tempo.
Devemos fazê-lo constantemente e ensiná-lo às gerações vindouras, para que cada espécie evolua com o tempo, de modo a tornar possível a todos nós mantermo-nos num ambiente sem pântano. Devemos também mudar os nossos hábitos alimentares, e em cada dia ir comendo algo que não esteja na água, até que acostumemos o nosso corpo a digerir plantas do exterior.
Não sem algumas reticências, todos iniciaram o grande meticuloso plano de acção. Dentro de uma dezena de gerações todos poderiam respirar fora de água, alimentar-se com comida que crescesse na terra e até

Relacionados