O pedagogo

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 25 de julho de 2013





Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão geral, abordando os topicos a seguir;

1. Participar da elaboração do projeto de formação continuada de todos os profissionais da escola, tendo como finalidade a realização e o aprimoramento do trabalho do pedagogo.
2. Promover a construção de estrategias pedagogicas de superação de todas as formas de descriminação,preconceito e exclusão social e da ampliação do compromisso etico-politico com todas as categorias e classes sociais.
3. Participar do conselho escolar subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões da organização e efetivação do trabalho pedagogico escolar.
4. Coordenar, junto a direção, o processo de distribuição de aulas e dicliplinas a partir de critérios legais,pedagogico didatico desenvolvido na escola pelo coletivos dos profissionais que nela atua.
5. Participar e intervir, junto a direção da organização do trabalho pedagogico escolar no sentido de realizar a função e a espeficidade da educação escolar.
Um bom pedagogo, que prima por qualificar continuamente o seu trabalho está atento às modificações no mercado de trabalho, nos métodos de ensino e avaliaçãode educadores e educandos, para isso, este profissional deverá buscar atualizar-se através de assinaturas de revistas especializadas, estudar novos métodos de ensino, buscar trabalhos já publicados, participação em seminários, congressos e palestras, enfim, estar sempre em estado de motivação, inovação e aquisição de conhecimento. Além disso, convém estar atento também à tecnologia da informação ena área de gerenciamento da educação continuada.
Tendo como uma das principais funções, trabalhar de maneira determinada, para que possa identificar a realidade de cada problema, solucionando-o de forma favorável, conseguindo assim resultados que auxiliem de forma eficiente o corpo docente.
Na medida em que houver maior coerência entre os valores pessoais e expectativas sociais, a identidadeprofissional é mais consciente. Neste sentido, quanto mais clara e precisa a definição das metas da profissão, mais objetivo e definido será o desempenho deste profissional.

DESENVOLVIMENTO

Considerando que a pedagogia é a ciências da educação e que o trabalho do pedagogo nos espaços educativos gira em torno da analise das diferentes situações. A função do pedagogo é investigar e sugerirpassíveis soluções para o problema.
Diante da dinâmica do espaço educativo, dentre as inúmeras atribuições do pedagogo, maior destaque deve ser dado a necessidade de se elevar a consciência alienada, fragmentada dos alunos à uma consciência coerente de mundo. Problematizar, desmistificar, estimular a mentalidade do professor planejador, reflexivo, também se torna algo importante diante da resistênciado professor tarefeiro que simplesmente ainda executa ações pré-estabelecidas. Assim, prevalecem discussões acerca do trabalho pedagógico e da rotina escolar, da formação e atuação do professor como (co) responsável na formação do ser humano integral e cidadão.
O professor tem a função de ensinar seus alunos algo que lhes acrescente conhecimento de acordo com os conhecimentos específicos quepossui. Essa é a definição mais básica que encontramos da tarefa a ser cumprida pelo docente. É fato que a definição ainda é válida, mas em pleno século XXI, a tarefa do professor se aperfeiçoou e rompeu limites, abrangendo agora mais do que conhecimentos específicos – agora invade e se faz presente na vida dos seus alunos, isso por causa da diversidade de linguagens e da mídia cada vez mais avançada.O contexto pedagógico, em relação à organização do trabalho, tanto para alunos “normais”, quanto para com necessidades educativas especiais, as condições materiais e estruturais mostram-se inadequadas, havendo supremacia de uma estratégia pedagógica pautada na repetição de conteúdos, numa percepção negativa sobre as possibilidades de aprendizagem dos alunos.
No momento em que se solidifica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogo
  • Pedagogo
  • O pedagogo
  • pedagogo
  • Pedagogo
  • pedagogo
  • pedagógo
  • Pedagogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!