o pe de laranajaa

552 palavras 3 páginas
Guerra Fria

História da Guerra Fria

A guerra fria é o nome dado à relação que se desenvolveu principalmente entre os EUA e a URSS após a segunda guerra mundial. A guerra fria estava a tratar especialmente assuntos internacionais para décadas e muitas grandes crises ocorreram, crise dos mísseis de Cuba, Vietname, Hungria e o muro de Berlim. Para muitos, o crescimento em armas de destruição foi a questão mais preocupante.
Um choque de diferentes crenças e ideologia - capitalismo contra comunismo - cada uma realizada com convicção quase religiosa, formaram a base de uma luta de poder internacional com ambos os lados que disputavam o domínio, à procura de todas as oportunidades para expansão pelo mundo.
A URSS em 1945 era a Rússia após 1917 e incluíram todos os vários países que agora existem individualmente (Ucrânia, Geórgia…), mas depois da guerra, eles eram parte deste enorme país até o colapso da União Soviética.
A ideia ditaria que como os EUA e a URSS lutaram como aliados durante a segunda guerra mundial, o seu relacionamento depois da guerra iria ser firme e amigável. Isto nunca aconteceu e qualquer hipótese de que essas duas potências eram amigáveis durante a guerra é ilusória.
Antes da guerra, a América tinha retratado a União Soviética como quase o diabo encarnado. A União Soviética tinha retratado América da mesma forma pela sua 'amizade' durante a guerra era simplesmente o resultado de ter um inimigo comum - a Alemanha nazista.
A enorme desconfiança que existiu durante a guerra, foi certamente presente antes do final da guerra, e isso era entre os aliados. O líder soviético Joseph Stalin, também era desconfiado dos americanos depois que Truman só disse lhe disse a ele que havia uma nova arma aterrorizante que ele ia usar contra os japoneses. O primeiro Stalin sabia o que esta arma poderia fazer e foi quando os relatórios sobre Hiroshima voltaram para Moscou.
Esta foi a cena que deu fim à guerra em 1945. Ambos os lados desconfiados

Relacionados