o patp pateta

999 palavras 4 páginas
ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOÃO DORNELLAS
PROFESSORA: IVONETE DA SILVA COSTA

PROJETO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

LEITURA E POESIA NA ESCOLA

ROTEIRO

JUSTIFICATIVA:

Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos tenham um maior acesso á diferentes portadores de texto, especialmente literário.
Neste 1º semestre, o projeto de leitura da biblioteca Cecília Meireles tem como foco a poesia. Sabe-se que este gênero sempre esteve presente em nossas vidas, sejam nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas de nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência.
A escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno conhecer autores e estilos reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para trilhar seus próprios passos em poesia. Este projeto trabalhará a fala, a leitura e a escrita (de poesia) por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de idéias, composições, reescrita e reestruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.

OBJETIVOS:

Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:

• Despertar e incentivar o interesse pela leitura em geral, para que possam ler por prazer especialmente poemas;
• Facilitar a acesso do aluno aos diferentes portadores de texto;
• Enriquecer os hábitos vocabulários;
• Desenvolver as habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever;
• Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o

Relacionados