O PARADGIMA HERMENÊUTICO

2077 palavras 9 páginas
O PARADGIMA HERMENÊUTICO (reflexão da história)

*Ana Oliveira

RESUMO: O presente trabalho mostra a importância do Paradigma Hermenêutico, que fala a respeito da reflexão histórica no âmbito da compreensão, interpretação que busca a consciência na hermenêutica, sobre tudo da influência na compreensão dos fenômenos históricos. Mostra sua definição e fala de alguns de seus intérpretes como Dasein, Heidegger, Dilthey e Gadamer.

PALAVRAS-CHAVE: Hermenêutica – Interpretação – Compreensão – História.

___________________________________________________________________________

Definição de Hermenêutica A questão do significado está intimamente relacionada com a hermenêutica, palavra cuja origem grega é "hermeneia", estando laçada à figura de Hermes, o tradutor da linguagem dos Deuses, tornando-a acessível aos homens. O Deus Hermes vinculava-se a uma função de transmutação (formação), isto é, transformava aquilo que a compreensão humana não alcançava em algo que pudesse ser entendido e alcançado.
O verbo "interpretar", segundo nosso dicionário, significa "ajuizar a intenção, o sentido de; explicar, explanar ou aclarar o sentido de (palavra, texto, lei, etc.)". A hermenêutica, porém, visa a revelar descobrir, esclarecer qual o significado mais profundo que está oculto, não-manifesto, não apenas de um texto ou norma, mas também da linguagem. Pode-se afirmar que, por meio da hermenêutica, chega-se a compreensão do próprio homem, o mundo em que vive, sua história e sua existência.
Daí a necessidade de se executar uma mudança na questão hermenêutica, ultrapassando-se a visão tradicional, que a tem como um problema normativo e metodológico (isto é, um conjunto de métodos e técnicas destinado a interpretar a essência da norma), para chegar-se à visão contemporânea, que a tem como um problema universal (isto é, filosófico e ontológico, que afeta em geral toda a relação entre o homem e o real).
Com a nova hermenêutica, a interpretação deixa de

Relacionados

  • trabalho
    2401 palavras | 10 páginas