O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Páginas: 10 (2441 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR


MELLO, Pâmela das Graças Martins de
Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC
Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional de 2015




RESUMO
O estudo sobre a importância do Psicopedagogo no contexto escolar, destaca as habilidades para trabalhar as dificuldades de aprendizagem, ressaltando a importânciadeste profissional, para assessorar a coordenação pedagógica, professores e pais e melhorando a qualidade de ensino.
Assume-se, portanto ao trabalho preventivo, no qual o Psicopedagogo interfere diretamente com todos os sujeitos em desenvolvimento, propiciando uma inovação através da prática
psicopedagógica. Dessa forma, tem-se como finalidade neste artigo, discutir a importância do
Psicopedagogono contexto escolar através de sua atuação. O trabalho desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: psicopedagogia; institucional; escola; educação


1.INTRODUÇÃO

Segundo o Código de Ética do Psicopedagogo, Capítulo I – Artigo 1º, “A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família,a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referenciais teóricos.”
Por sua vez, uma das funções do Psicopedagogo, no âmbito escolar,é de um trabalho de caráter preventivo, na busca por criar competências e habilidades para solução dos problemas relativos a aprendizagem, ou seja, levantar as possíveis causas que podem estarimpedindo a aprendizagem dos alunos e definir as intervenções necessárias.
Em virtude do aumento do quadro de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica tem ganhado espaço nas instituições de ensino, nos últimos anos.
O Presente artigo surgiu do interesse em se relatar a atuação do Psicopedagogo dentro daescola, tendo como principal o objetivo abordar a o papel e importância deste profissional no âmbito escolar, no qual contribui significantemente para o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho desenvolve-se a partir de uma revisão bibliográfica,

2. BREVE HISTÓRICO DA PSICOPEDAGOGIA

Segundo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (FERREIRA, 1986, p. 1412), a definição do termo Psicopedagogiaé: Aplicação da psicologia experimental à pedagogia.
Com origem na Europa, no século XIX,com os primeiros Centro Psicopedagógicos Franceses e ganhando notoriedade na Argentina, está é uma área de estudo relativamente nova, tendo como principal atuação nos processos de aprendizagem e suas dificuldades. Sua abordagem pode ser tanto institucional, quanto clínica, tendo caráter preventivo eterapêutico.
No âmbito clínico o trabalho do Psicopedagogo tem seu foco na análise do sujeito em todos as suas dimensões, biológica, afetiva, social, relacional, funcional e cultural. E no âmbito institucional a análise se dá a partir de grupos, instituições, comunidades e seus processos, cultura, dinâmica, e relações sociológicas. .
Segundo Alícia Fernández, psicopedagoga Argentina, a graduação emPsicopedagogia existe em seu país a mais de três décadas, na Universidade de Buenos Aires-UBA. (Bossa,2007,p.42-43). Entretanto, a atividade do psicopedagogo surgiu antes da criação e reconhecimento da área, pois já existiam muitos profissionais com outra formação na Argentina, que iniciaram práticas de reeducação, cujo objetivo era resolver fracassos escolares. Era um modo de ocupar um espaço, ondePsicólogos e Pedagogos não atuassem
No Brasil, a aprendizagem foi explicada, por um longo período, como resultado de fatores orgânicos. Na década de 70, as dificuldades de aprendizagem eram tratadas como causa de uma disfunção neurológica, chamada disfunção cerebral mínima. (DCM)
Na referida década, foram iniciados os cursos de formação de especialistas em Psicopedagogia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • o papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • A importância do psicopedagogo na instituição escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!