O PAPEL PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 22 (5267 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014
’Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.’’
(CURY AUGUSTO)




TÍTULO: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTORA: JACQUELINE EULALIA NASCIMENTO PEREIRA
ORIENTADOR: PROF.MSc. MARCOS ANTONIO CARDOSO






RESUMO





O educador é um Profissional que acredita na educação, pois seupapel é o de sujeito que organiza as propostas de ensino-aprendizagem para efetivar a mediação entre a criança e o conhecimento. A mediação do professor deverá ser planejado levando em consideração o que a criança já conhece por isso necessita de ampla visão de mundo e de um profundo conhecimento da realidade brasileira dos problemas educacionais e de seus condicionantes, dos diferentes aspectosque fundamentam a educação como um todo e, em particular do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades teóricas provenientes da articulação entre o “ saber docente” e o “ conhecimento escolar” para a pesquisa das relações dos professores com os saberes que ensinam. Lembrando que cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo umavisão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitam a diversidade, o momento e a realidade peculiares á infância. O educador deve estar sempre observando e refletindo para o ensino não se tornar rotina mecanizada. Pois quando propõe a trabalhar com crianças bem pequenas, deve-se ter como principio, conhecer seus interesses e necessidades.Isso significa saberverdadeiramente quem são, saber um pouco da história de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária, a fase de desenvolvimento em que se encontra, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim pode-se compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que, para elas, a classe inicial é a porta de entrada para uma vida social mais ampla, longe doambiente familiar.






Palavras-chave: Educação infantil; Tia; Professora; Ensino aprendizagem.



SUMÁRIO

RESUMO

1- INTRODUÇÃO 07

2 - O ENSINO E OS CUIDADOS NA EUDCAÇÃO INFANTIL 09

2.1- Histórico da educação infantil 10
2.2 - Necessidades básicas da educação infantil 14
2.3 - Brincar 15
2.4 - Fundamentação teórica da educação infantil 16

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS19

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22




1- INTRODUÇÃO


Baseado nas pesquisas de Piaget, Vygotsky e Wallon, o professor da área de educação infantil deve ter como princípio a valorização do sujeito e o papel da interação social no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança.
Nessa perspectiva, o “educador deverá propiciar situações, brincadeiras e aprendizagem orientadasde forma integrada e que contribua para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimentos daspotencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e ética, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
A educação segue rumo a novos caminhos que vão além da vontade de seguir simplesmente um caminho novo. Ela tem se proposto a possibilitar ao educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear suas resistências .
Acriança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima “as pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender nas trocas sociais, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROFESSOR: Seu papel na educação infantil
  • O papel do professor de educaçao infantil
  • O papel do professor na Educação Infantil
  • O Papel do Coordenador Pedagógico na Educação Infantil
  • O papel do professor na educação infantil inclusiva
  • O papel do professor no processo da educação infantil
  • O papel do professor na educação infantil da atualidade
  • O papel do supervisor pedagogico na implementaçao da ludicidade na educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!