o papel institucional do lider

Páginas: 6 (1261 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O papel dos líderes na comunicação organizacional
Em entrevista ao RH Mais, Sérgio David, consultor especialista em diagnóstico organizacional, contextualiza o que é comunicação organizacional e a diferença de comunicação interna. Além disso, ele também destaca o papel dos líderes nesse processo.

LG: O que é a “Comunicação Organizacional” e qual seu objetivo dentro das instituições?

SérgioDavid: Comunicação Organizacional é aquela promovida pela empresa na intenção de estabelecer contato com seu público interno e com o público externo. Internamente, a comunicação organizacional cumpre o papel de fortalecer a relação da instituição com seus colaboradores. Com o público externo, serve para promover a empresa junto aos diferentes públicos com os quais esta se relaciona. São eles:clientes, parceiros, fornecedores, acionistas, comunidade entre outros. É por meio da comunicação organizacional que a empresa vende a sua imagem e consolida sua marca.

LG: Qual a diferença entre Comunicação Organizacional e Comunicação Interna?

Sérgio David: Alguns autores tratam os dois termos como sinônimos, outros fazem uma distinção entre eles. Compreendo Comunicação Organizacional comotoda e qualquer informação de caráter oficial conduzida pela empresa para os seus diferentes públicos com a finalidade de comunicar sua imagem institucional, serviços e produtos aos públicos externos e, comunicar missão, metas e objetivos ao público interno. Dentro dessa compreensão, a Comunicação Interna equivale à parte desse processo que é dirigida aos colaboradores. Em suma, ComunicaçãoInterna é uma parte da Comunicação Organizacional.

LG: Qual a relevância da Comunicação Organizacional para as empresas?

Sérgio David: Ela é uma ferramenta estratégica de vital importância para a empresa. É por meio de uma comunicação efetiva que a empresa consegue criar e manter uma boa imagem frente ao público de interesse. Infelizmente, ainda é grande o número de organizações que nãoatentaram para a importância de criarem mecanismos para conduzir a Comunicação Organizacional. Os planos de comunicação, por exemplo, devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa, isso garante a construção adequada da imagem que se deseja vender interna e externamente.

Se pensarmos na comunicação interna, a empresa que não se preocupa com a forma como se comunica com seus colaboradorescorre o risco de ter um discurso diferente da prática. Como consultor, presenciei empresas terem sérios problemas de produtividade, entre outros motivos, pelo fato de terem perdido a credibilidade perante seus colaboradores. Muitas vezes porque criam uma missão para colocar na parede, mas a cultura organizacional estabelecida prega uma prática contrária. Ou, ainda, porque não se preocupam em oferecerinformação oficial a respeito de assuntos que afetam diretamente a vida de seus colaboradores. É quando a famosa "rádio peão" se espalha e toma ares de informação oficial, criando um clima improdutivo aos resultados da empresa.

Pensando na comunicação externa, não se preocupar com a criação de uma boa imagem perante o mercado, pode decretar a morte de uma empresa. Em particular, nos temposatuais com a facilidade trazida pelas redes sociais, tanto uma boa, quanto uma má informação, rapidamente atinge milhares de pessoas. Antes de comprar um produto ou serviço, o cliente compra a empresa. Por isso, tantas empresas investem na melhoria de seu atendimento e na conquista de selos que atestem para o mercado sua qualidade e boa reputação.

LG: Que tipos de resultados as instituições podemconseguir com a Comunicação Organizacional?

Sérgio David: A condução de uma Comunicação Organizacional efetiva pode resultar em aumento de faturamento e do respeito do público alvo pela empresa. No caso da comunicação externa, resulta na simpatia do mercado pela marca, maior fidelidade de seus clientes, além da possibilidade de conquistar novos clientes.

No caso da comunicação interna,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do líder
  • Papel do lider
  • Papel do líder
  • O PAPEL DO LIDER
  • Papeis do lider
  • O papel do lider
  • Liderança
  • O PAPEL DO LÍDER EM UMA ORGANIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!