O papel estratégico da informação

Páginas: 11 (2651 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2011
O PAPÉL ESTRATÉGICO DA INFORMAÇÃO E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS EMPRESAS

Introdução

O papel estratégico da Informação e dos Sistemas de Informações nas organizações, em empresas informatizadas que necessitam armazenar todos os dados e disponibilizar informações de maneira segura e confiável. O desafio de conscientizar todos os colaboradores da real necessidade de armazenar todos osdados necessários para obter informações que atenda satisfatoriamente a demanda da organização sem redundância de informações. Os transtornos causados em virtude da não existência de um planejamento adequado, um controle de informações, e a não colaboração dos gestores em identificar quais dados precisam ser armazenados para ter as informações que auxilie a organização em suas decisões. O que sepretende com este trabalho é mostrar a importância da Gestão estratégica da Tecnologia da Informação para o crescimento seguro e controlado da organização.

1. Planejamento Estratégico.

O plano estratégico surgiu quando as empresas começaram a se preocupar com a quantidade dos produtos que deveriam produzir para atender a demanda no mercado de trabalho. Essa demanda de fato não eraatingida, pois as empresas não estavam produzindo conforme o mercado estava disposto a consumir. Para que fosse criado esse plano estratégico, as empresas tiveram que analisar os pontos fortes e os fracos, pois assim seria capaz de levantar o problema, que se entende por problema estratégico, e traçar os objetivos, que levariam as empresas a tomarem as decisões.

Cruz (2010, p.28) define que:“Plano estratégico deve ser construído por meio da análise dos pontos fortes e dos pontos fracos da empresa. Os pontos fortes servem de base para traçar as estratégias de desenvolvimento e criar os objetivos a serem alcançados, com base no que a empresa tem de melhor e que, por conseguinte, poderia levá-la ao sucesso com a realização do plano. Já a análise dos pontos fracos serve para que a empresatrace a estratégia de defesa, procurando minimizar os ataques que, porventura, venha a sofrer por parte da concorrência sobre suas deficiências”.

Segundo Ansoff (1965) citada por Cruz (2010, p. 29), o primeiro passo que a empresa precisa dar para desenvolver um plano estratégico é formular os objetivos que ela pretende atingir.
Para isso devemos utilizarmos de etapas, elaborando metas, que noslevarão rumo aos objetivos esperados. Para serem elaboradas essas metas, devemos primeiramente analisar e avaliar as condições internas da empresa. Depois, decidir se a empresa deve ou não diversificar, tendo como base nas análises feitas.

Cruz (2010, p.30) avalia que:
“O modelo de Ansoff divide-se em duas direções. A primeira leva a equipe de planejamento a formular uma estratégica decompetição, caso a decisão seja a de não diversificar, decompondo-a em ações que permitirão alcançar tais objetivos. A outra, a de diversificação, também deve ser dividida em ações que permitam tal estratégia”.

Figura 1 Visão esquemática do processo decisório na formulação de estratégias.

1.1. Missão

Segundo Chiavenato (2000) apud Rezende e Abreu (2003) a missão de uma organização podeser definida praticamente em uma frase onde a empresa deixa claro seu objetivo e sua intenção. Toda objetivo a ser realizada pela empresa esta envolvida em uma missão, cada organização possui uma. Também pode ser definida como o compromisso e as obrigações que cada departamento possui. A Missão da Tecnologia da Informação é de conduzir o processo informatizado da organização de acordo com a missão eobjetivo da empresa.

1.2. Gestão

A Gestão é o ato de gerir, administrar um departamento ou uma empresa. Sendo que fica envolvida com três habilidades: a gestão de pessoas, processos empresariais e recursos diversos. Hoje em dia esta em alta o desenvolvimento global da empresa, onde ela passa a crescer com qualidade, sem perder a produtividade e a confiabilidade. Na Gestão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Papel do Sistema de Informação Para o Planejamento Estratégico
  • papel da informaçao
  • O Papel da Informação
  • PAPEL ESTRATÉGICO DO SETOR DE COMPRAS
  • Papel estratégico e objetivos da produção
  • o papel estrategico de angola na SADC
  • Papel estratégico de operações e logística
  • Papel estratégico e objetivos da produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!