o papel dos gestores

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2013
Resumo
Com o avanço da tecnologia e a globalização as mudanças ocorrem muito rápido, tanto fora como dentro das organizações, essas estão se tornando cada dia, mais competitivas, por isso a importância de um gestor bem preparado que possa desempenhar varias funções e se adapte com as necessidades da organização, sendo eficiente e eficaz controlando, coordenando e dirigindo todos os recursosdisponíveis para garantir o desenvolvimento da organização.

Introdução

O diferencial de um gestor esta no seu capital intelectual, antigamente o principal recurso para uma empresa era o capital financeiro, com o avanço da tecnologia o destaque passou a ser o capital intelectual. O capital financeiro tem a sua importância, mas de que adianta esse capital se o gestor não souber a melhor formapara utiliza-lo.


O principal objetivo das empresas e o sucesso



Seja em pequenas e médias empresas (PME) ou em grandes empresas, o principal papel do gestor é assegurar o desenvolvimento da empresa, através da geração sustentada de lucros. Para atingir este objectivo primordial, o CEO (acrónimo de Chief Executive Officer) tem de exercer a autoridade que lhe foi conferida, dirigindo,coordenando e controlando os membros da sua equipa.
No caso dos micro negócios ou empresas de uma pessoa só, o papel do gestor é mais óbvio. O proprietário, que também é o director executivo (ou gestor), tem de vender e gerar receitas para sustentar a empresa. Além disso, as suas funções de direcção, coordenação e controlo fundem-se, sendo a tomada de decisão informal e muitas vezes imediata.
Nocaso das grandes empresas, compostas por várias unidades de negócio e localidades dispersas, o CEO está aparentemente mais concentrado no desenvolvimento das relações internas e externas à empresa, como a gestão de processos internos, as reuniões de gestão e as relações públicas. No entanto, os objectivos de um e outro tipo de gestores não são muito diferentes.
 
As funções do gestor e acoordenação das actividades de marketing
Na coordenação das actividades de marketing, o CEO tem de garantir que o departamento de marketing tem pessoas em número e competências suficientes para desempenhar cabalmente as suas funções. Além disso, dada a importância da orientação das actividades da empresa para o cliente, terá de assegurar que o departamento de marketing recebe o apoio total dos outrosdepartamentos. Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive e é por isso que o CEO terá de assumir a responsabilidade directa pelo desempenho do marketing da empresa, sem delegar totalmente no director de marketing as funções de identificação de necessidades, a concepção da estratégia, o  posicionamento, o lançamento de novos produtos e a satisfação dos seus clientes. A empresa existe para servir os seusclientes e nenhum CEO competente delega essas funções.
O gestor de marketing tem normalmente como missão expandir a base de clientes e a quota de mercado de uma linha existente de produtos ou serviços. O CEO apoia-o no desempenho deste trabalho, garantindo que os processos inerentes à função comercial estão a funcionar correctamente, que os canais de distribuição são eficazes e que toda a equipacomercial está a trabalhar de forma coordenada.
Gerar novas fontes de proveitos é outra responsabilidade fundamental. Depender apenas de uma ou de poucas fontes de proveitos pode tornar uma empresa vulnerável num mercado em permanente mudança. Um fluxo constante de novas ideias de geração de receitas é o que se requer para garantir a sobrevivência da empresa.
Criar um novo fluxo de receitas émuitas vezes uma questão estratégica (e política), exigindo na maior parte dos casos a aprovação do Conselho de Administração. Este processo também exige uma autoridade de nível superior sobre a avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa bem como das oportunidades e ameaças externas. O CEO é o executivo que pode tomar a iniciativa de propor a diversificação de produtos e coordenar todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do gestor
  • o papel do gestor
  • O papel do gestor
  • O papel do gestor
  • O papel do gestor
  • O papel do gestor
  • Papel do gestor
  • Papel do gestor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!