O papel do trabalho na transformação do macaco em homem

Páginas: 5 (1221 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
1. ENGELS. Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 4ª ed. Rio de Janeiro: Global Editora, 1990. (p. 17-37).

RESENHA CRITICA

Friedrich Engels foi um importante filósofo alemão. Nasceu em 28 de novembro de 1820, na cidade alemã de Wuppertal. Morreu em Londres, no dia 5 de agosto de 1895. Junto com filósofo alemão Karl Marx, criou o marxismo.
Em seu texto “Opapel do trabalho na transformação do macaco em homem”, Engels explicita o papel do trabalho na evolução da espécie humana.
O texto se inicia afirmando que o trabalho não é apenas responsável pela criação das riquezas, como afirmam os economistas, mas pela criação do próprio homem, pois foi ele quem deu origem às transformações ocorridas nos macacos.
Há milhares de anos atrás, vivia em algumlugar uma raça de macacos antropomorfa bastante desenvolvida, em que Darwin descreveu nossos antepassados, como características principais, “eram totalmente cobertos de pelos, tinham barba, orelhas pontiagudas, viviam nas árvores e formavam manadas”.
Devido a sua maneira de viver, os macacos, tinham suas mãos ocupadas para melhor firmar-se nos galhos e desempenhavam funções distintas das dos pés.Esses macacos foram aos poucos dispensando as mãos para caminhar, e passaram cada vez mais a ter uma postura ereta, dando assim o passo fundamental na transição do macaco em homem. Essa posição ereta acabou sendo uma necessidade desses peludos, pois utilizavam as mãos para recolher alimentos, se defender de seus inimigos, muitas outras serventias.
A partir disso podemos perceber a diferença damão primitiva dos macacos para a mão habilidosa e aperfeiçoada pelo trabalho durante milhares de anos. E esse passo decisivo, em que a mão já era livre e podia cada vez mais ganhar habilidade foi aumentando de geração para geração, tornando as mãos, não só um órgão do trabalho, mas sim um produto dele. Mas a mão não era ainda independente, era um organismo bastante complexo, que beneficiava einfluenciava todo o corpo, “que Darwin chamou de correlação do crescimento”.
Com os novos progressos, os homens passaram a ter certa necessidade de se comunicar com os outros, já que a necessidade criou o órgão, a laringe foi se desenvolvendo e aos poucos a boca reproduzia alguns ruídos. Pode-se dizer que a linguagem teve a sua origem no trabalho, devido à necessidade da fala.
O trabalho primeiro,logo depois a palavra articulada, estimulando assim que o cérebro do macaco fosse se tornando aos poucos em um cérebro humano. E, o desenvolvimento do cérebro está ligado com o desenvolvimento de todos os outros sentidos.
Todo esse conjunto acabou por tornar o cérebro cada vez mais desenvolvido e separar de uma vez o macaco do homem, fazendo com que surja um novo elemento: a sociedade. O trabalho,outra vez encontra-se como sinal distintivo entre a manada de macacos e a sociedade humana. Os macacos, na luta por alimentos acabavam por travar luta com outras manadas, mas essas conquistas só eram capazes de produzir o necessário. A luta pelo alimento acabava por tornar as zonas totalmente ocupadas, e a partir disso começa a busca por novos alimentos, e consequentemente, de uma maneira em queeles viriam a se adaptar com novidades.
No sentido da palavra, isso ainda não era trabalho propriamente dito, mas com a busca por novos alimentos, o trabalho começa com a elaboração de instrumentos para sua utilização e sobrevivência.
A caça e a pesca fizeram com que se iniciasse uma passagem do reino vegetal, para o reino animal, tornando cada vez mais o homem em um nível elevado sobre osanimais. O cérebro foi à parte do homem melhor beneficiada, pois com a ingestão de carne passava a receber os ingredientes vitais para o seu metabolismo, tornando o seu desenvolvimento muito mais ágil do que antes.
O consumo de carne deu início a dois avanços importantíssimos: o uso do fogo que “reduzia ainda mais o processo da digestão, já que permitia levar a comida à boca, como se disséssemos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
  • o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • O papel do trabalho da transformação do macaco em homem
  • O papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • O papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • o papel do trabalho na transformação do macaco em homem
  • O papel do trabalho na transformação do macaco em homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!