O papel do psicopedagogo na instituição escolar

Páginas: 41 (10206 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

O Presente Estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual se procurou analisar a importância da Psicopedagogia nas instituições de ensino. Como uma área de aplicação da Psicologia, a Psicopedagogia pode ser classificada como uma área de estudo, que tem buscado sistematizar um universo teórico próprio, definir seu objetivo de estudo, especificar seu campo de trabalho. Paraisso, recorre à Psicologia, Psicanálise, Linguística, Fonoaudiologia, Medicina e Pedagogia.
O interesse em abordar este tema, surgiu da intenção de analisarmos a atuação do Psicopedagogo no ambiente escolar e, assim, ampliarmos nossos conhecimentos sobre o trabalho desse profissional nesta área de atuação.
Este Estudo pretende realizar uma abordagem que reflita sobre as seguintes problemáticas:Como a Psicopedagogia vem atuando nas escolas e como esta atuação tem contribuindo no processo de ensino/aprendizagem? Como sabemos, o Psicopedagogo pode atuar em diversas áreas, de maneira terapêutica e/ou preventiva, para procurar entender os processos de aprendizagens e de desenvolvimento humano, recorrendo a diversos métodos que objetivam ocupar-se dos problemas que poderão aparecer.
Para odesenvolvimento deste Estudo, foram fontes importantes de pesquisa vários teóricos, tais como: Bossa (2000), Igea (2005), Scoz (1992), Sisto (1996), Weiss (2003), entre outros, cujos estudos nos fizeram refletir sobre o papel do Psicopedagogo escolar. Diante do baixo desempenho dos educandos, as escolas encontram-se preocupadas cada vez mais com os alunos que apresentam alguma dificuldade noaprendizado, essas instituições se veem perdidas com o alunado que não aprende segundo o processo que é tido como “normal” e que não possuem políticas de intervenção capazes de colaborarem para sobrepujar os problemas no aprendizado.
Com este Estudo, nosso objetivo principal é desenvolver uma linha de raciocínio que analise a intervenção psicopedagógica na escola e como o Psicopedagogo tem contribuídopara melhorar o rendimento dos educandos. Também objetivamos especificamente: a) Conhecer um pouco mais sobre a história da psicopedagogia e como esta surgiu no Brasil; b) Definir e caracterizar a psicopedagogia, identificando as áreas de atuação do profissional deste campo de estudo; c) Proporcionar informações que possibilitem a reflexão sobre a atuação da psicopedagogia nas instituiçõesescolares, analisando o papel do psicopedagogo na escola.
A organização do mesmo se deu em três (03) capítulos voltados à análise da participação da psicopedagogia no ambiente escolar. No Capítulo I, conheceremos um pouco mais sobre a história da psicopedagogia e como ela surgiu em nosso País. No Capítulo II, faremos uma reflexão sobre o trabalho da Psicopedagogia Escolar, analisando a contribuição dopsicopedagogo para a melhoria do desempenho das instituições de ensino. No Capítulo III, discutiremos os principais problemas enfrentados pelo psicopedagogo no ambiente escolar e que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, tais como as dificuldades na aquisição da leitura e escrita (Dislexia, Discauculia, Disgrafia, etc.) e os Transtornos e Déficits de Atenção e Hiperatividade (TDAH).Compreendendo a escola como responsável por grande parte da formação do indivíduo, a atuação do psicopedagogo no ambiente escolar tem um caráter preventivo no sentido de buscar criar habilidades e competências para a resolução de problemas. Com este objetivo e em decorrência da grande quantidade de alunos com problemas de dificuldades no aprendizado e de outros desafios que envolvem a escola e afamília, a intervenção do psicopedagogo adquire, em nossos dias, amplo espaço nas instituições escolares. Neste sentido, o profissional da Psicopedagogia encontra-se apto a oferecer assistência aos professores e demais profissionais da escola para melhoria das situações do processo ensino-aprendizagem, como também para prevenir problemas no aprendizado dos educandos.









CAPÍTULO 1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • o papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
  • A importância do psicopedagogo na instituição escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!