O papel do psicopedagogo na instituição escolar

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014


LABORATÓRIO DE MONOGRAFIA

CURSO: Pós- graduação Lato Senso: Psicopedagogia institucional e Clínica
ALUNO (A): Cristiane Naiara, Herica Carmen dos Santos
TURMA: 04
DATA: 05/05/2013


TEMA
O papel do psicopedagogo na instituição escolar

DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente estudo vem ressaltar a importância do Psicopedagogo no ambiente escolar e como as suas intervenções contribuem naavaliação da (não) aprendizagem do indivíduo inserido nesse espaço. Em uma constante reflexão pertinente aos aspectos psíquicos, motores, cognitivos e afetivos. O profissional desta área visa a formação do indivíduo em sua totalidade. Atualmente é perceptível o alto índice de queixas feitas pelos professores em relação a aprendizagem das crianças, suas dificuldades e falta de diagnóstico. Nessesentido é extremamente relevante um trabalho de estudo e análise que reflita sobre a função e contribuição deste profissional na instituição escolar, favorecendo o trabalho do professor o qual também será assistido, bem como a família e a comunidade.
Atualmente no Brasil só poderão exercer a profissão de psicopedagogo os portadores de certificado de conclusão em curso de especialização empsicopedagogia em nível de pós-graduação, expedido por instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da lei vigente - Resolução 12/83, de 06/10/83 - que forma os especialistas, no caso os chamados "especialistas em psicopedagogia" ou “psicopedagogos”.
Partindo desse pressuposto defende-se a importância do Psicopedagogo no ambiente escolar no desafio de lidar com as dificuldades deaprendizagem dos alunos e traçar uma proposta de intervenção capaz de contribuir para a superação destes problemas, promovendo orientações didático-metodológicas no espaço escolar, junto com os professores, de acordo com as características e necessidades dos indivíduos e grupos.

PROBLEMA
Qual a atuação psicopedagogo e quais os desafios enfrentados dentro da instituição escolar?

JUSTIFICATIVAAtualmente, com o grande crescimento das dificuldades de aprendizagem as escolas estão cada vez mais preocupadas e buscam maneiras de intervir e sanar essas dificuldades.
O trabalho do psicopedagogo é de extrema importância para a instituição escolar. Este profissional está apto a trabalhar na identificação e na intervenção das dificuldades de aprendizagem, bem como no auxilio aos profissionais daeducação. Cabe a ele perceber possíveis perturbações da aprendizagem como também participar ativamente da dinâmica da comunidade escolar, promovendo orientações tanto individual como em grupo, possibilitando mudanças de comportamento e quebra de paradigmas além da construção de novos conhecimentos a partir dos conhecimentos já existentes.
Esta pesquisa terá como relevância a necessidade decompreender melhor a atuação deste profissional, bem como analisar os resultados obtidos a partir de sua atuação. Pretende-se estudar o que se inclui em sua intervenção, bem como os desafios pelos quais esses profissionais enfrentam em seu cotidiano.
Os estudos desta pesquisa poderão ser uma contribuição para professores, acadêmicos, e pessoas interessadas no assunto, no sentido de proporcionarrespostas a questionamentos sobre o tema e ampliar formulações teóricas a esse respeito.

OBJETIVO GERAL
Analisar o papel do psicopedagogo na instituição escolar, ressaltando sua importância na prevenção e intervenção de problemáticas, acerca da aprendizagem e produção do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender o caminho percorrido pela Psicopedagogia e o seu lugar ocupado na História daEducação Brasileira.

Perceber a importância da intervenção do Psicopedagogo junto a família e a escola na prática institucional preventiva e na construção do conhecimento.

Conhecer as áreas de atuação do Psicopedagogo na instituição escolar e as dificuldades de sua atuação.

HIPÓTESES
O psicopedagogo dentro da instituição escolar poderá potencializar a identificação de possíveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • o papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O papel do psicopedagogo na instituição escolar
  • O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
  • A importância do psicopedagogo na instituição escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!