O papel do psicologo nas organizações

Páginas: 17 (4121 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
O PAPEL DO PSICOLOGO NAS ORGANIZAÇÕES

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................1

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................2

2.1 - Histórico da Instituição...........................................................................22.2 - Breve currículo da entrevistada..............................................................2

2.3 – Metodologia...........................................................................................3

3. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS.........................................3

4. ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS......................................................65. CONCLUSÃO..............................................................................................12

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................13

7. ANEXOS......................................................................................................14

7.1 - ROTEIRO PARAENTREVISTA.......................................................14

7.2 - AUTOAVALIAÇÃO..........................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Para a Administração, a psicologia organizacional é composta por duas divisões: a industrial e organizacional. A industrial é bem mais antiga e busca a eficiência dos projetos de tarefas, seleção e treinamento na empresa através do setor de recursoshumanos. Na organizacional, o foco é o indivíduo e preocupa-se em entender o comportamento individual de cada funcionário para atender e promover seu desenvolvimento profissional dentro da organização.

Neste trabalho queremos mostrar o significado da organização e do psicólogo, e sua correlação dentro do contexto. Entendemos que organização é a entidade, instituição, órgão, organismo ousociedade onde grupos de pessoas se unem para um objetivo, interesse ou trabalho comum. A seguir, vemos que o psicólogo é o indivíduo formado na ciência que estuda e trata dos estados e processos relativos ao comportamento das pessoas dentro da sociedade e de como lidar com as diferenças, procurando minimizá-las, para que os indivíduos convivam harmonicamente nos pequenos e grandes grupos.

Paramelhor entender o trabalho de um psicólogo dentro do setor de recursos humanos, em ambiente hospitalar realizamos uma entrevista com a psicóloga que atua no Hospital Santa Casa em Porto Alegre.

1

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - Histórico da Instituição

A entrevista foi realizada com apsicóloga do setor de Recursos Humanos do Complexo Hospitalar Santa Casa. Fundado em 19 de outubro de 1803 e localizado na R. Prof. Annes Dias 295, bairro Centro de Porto Alegre. Atualmente seu provedor chama-se José Sperb Sanseverino e sua administração será até 2011.
É integrado por profissionais capacitados e tecnologias avançadas, além de instalações modernas, que garantem o conforto docliente, os hospitais do Complexo Santa Casa são referência na assistência em saúde na América Latina, devido à qualidade dos procedimentos realizados.

Em sua história também se insere o desenvolvimento em ensino e pesquisa, pois deu origem a primeira escola de medicina do Estado em 1898 e, mais tarde em 1961, da Faculdade Católica de Medicina, que em nossos dias é a Fundação Universidade Federalde Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

2.2 - Breve currículo da entrevistada

Márcia Bittencourt, Psicóloga, formada pela PUCRS - Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Exerce a profissão há um ano e meio na Instituição Santa Casa, na área de Recursos Humanos no setor de Planejamento e Desenvolvimento.

As principais atividades desenvolvidas são: recrutamento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do psicólogo nas organizações
  • Redação sobre o papel do psicologo nas organizações
  • O PAPEL DO PSICÓLOGO NO RECRUTAMENTO & SELEÇÃO E TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
  • O papel do psicólogo
  • o psicologo nas organizaçoes
  • O papel do psicólogo
  • O papel do psicólogo
  • O papel do psicologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!