O papel do professor nas diferentes comcepções

1250 palavras 5 páginas
O PAPEL DO PROFESSOR NAS DIFERENTES CONCEPÇÕES
As diferentes concepções

Divaneide Lima Vieira
Profª. Lourisvaldina Vieira Medina Filha de Menezes
Centro Universitário Leonardo da Vinci­ – UNIASSELVI
Pedagogia/Licenciatura (PED0082)-Pratica Educativa - Modulo II
15/12/10

RESUMO
Este trabalho tem a finalidade de mostrar que nos últimos tempos ouve muitas mudanças na educação, e essas mudanças provocaram o descobrimento de varias concepções e dentre elas as mais usadas na educação nos dias de hoje, e que podem ser encontradas no cotidiano escolar, entre elas, A Concepção Construtivista, Concepção Inatista, Concepção Ambientalista, Concepção Tradicional, Concepção Racionalista e a Concepção Tecnicista.

Palavra – Chave: Educação; Professor; Aluno

1 INTRODUÇÃO
A Concepção Construtivista, parte do fato certo de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos de ensinos que são essências para seu desenvolvimento pessoal. Essa concepção considera que o aprendizado é fruto de uma construção pessoal.
A Concepção Inatista promove uma e esperança significativa limitada do papel da educação no desenvolvimento do sujeito, na medida em que considera o trabalho individual dependente de suas capacidades inata. A Concepção Ambientalista é inspirada na importância do ambiente no desenvolvimento humano.

A Concepção Tradicional é uma das concepções mais antigas e é um ensino bastante predominante nas escolas atualmente.

A Concepção Racionalista o aprendizado é fruto da capacidade do aluno, ou seja, o aluno já traz uma capacidade inata para aprender. A Concepção Tecnicista o homem é considerado um produto do meio e sua consciência é formada nas relações acidentais que ele estabelece com o meio ou controla através da educação.
2 A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA E A CONCEPÇÃO INATISTA Construtivismo é o nome pelo qual ficou conhecida uma nova linha pedagógica que propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, experimentando, a

Relacionados

  • Alfabetização e letramento
    3186 palavras | 13 páginas