O papel do professor na Educação Infantil

Páginas: 17 (4020 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2015
UNINOVE
2010

6º Sem B – Noturno Santo Amaro
Orientadora: Profa. Ms. Silvana Cortada


O Papel do professor na Educação Infantil
Resumo
Este artigo aborda a função do professor na educação infantil, assim como, a organização, o histórico e aspectos legais desse segmento. Declara a importância doseducadores investirem na qualidade de sua formação docente e destaca a afetividade do educador como elemento de fundamental importância para o desenvolvimento infantil. Procurou-se reorganizar algumas opiniões sobre os assuntos abordados, levando em consideração que o cuidar e o educar fazem parte do processo educativo. Destaca também, a necessidade de completar lacunas ainda presentes noentendimento do papel do professor da Educação Infantil.


Palavras-Chave: Educação Infantil, Formação docente e Afetividade.

















Introdução

Ao longo do curso de pedagogia pudemos observar em nossos estudos como o profissional da Educação Infantil muitas vezes é desvalorizado.
Este trabalho aborda questões de extrema importância para que o profissional da educaçãoinfantil venha a ter incentivo e motivação para buscar sempre uma formação continuada.
O principal objetivo é oferecer á oportunidade de reflexão aos profissionais demonstrando como é importante a sua dedicação como Educador (a) visando sua formação e procurando sempre melhorar o método de ensino, pois lidaremos com crianças que irão começar a construir sua identidade.
Precisa-se de pedagogos (as)que sejam criativos e comprometidos com a renovação da educação infantil.
A capacitação e treinamentos constantes são relevantes para que atuem de maneira competente para conseguirem atrair os familiares a participarem das atividades escolares e que aos poucos percebam a verdadeira importância de ensinar as crianças desde cedo.
Neste processo, no qual o professor da educação infantil trabalha.È necessário que os pais ou os responsáveis entendam que é na educação infantil que irá proporcionar para as crianças experiência que carregarão para toda vida.
Trabalha-se na Educação infantil a parte cognitiva na qual o professor auxilia a criança a ter confiança em si própria e sentir-se amada e respeitada.
Freire (1997) relata que o profissional da Educação Infantil não deve ser confundidocomo tio e tia. A função deste profissional é ir além, pois ele começa um processo de ensino e aprendizagem com essas crianças através de brincadeiras. O que precisa ficar claro é que tais brincadeiras são de cunho pedagógico que visam proporcionar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo do educando.
É na educação infantil que as possibilidades de reflexão, que estamos formando crianças, venhamdefender sua comunidade futuramente.

Função, organização, histórico e aspectos legais.

Existem diversas leis que muitas vezes são esquecidas ou ignoradas, para o profissional da Educação Infantil é vital conhecer a legislação vigente como o ECA e a LDB.
Art.53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício dacidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
(ECA, 1990, p. 40 e 47)
Art. 29 A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico,intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB, 1996, p. 12)

Deve-se sim exigir dos profissionais uma boa qualificação, ainda quando se trata dos profissionais docentes, nas creches e pré-escola.
É essencial que esses profissionais tenham noção da inter-relação e interdependência entre todas as instâncias físicas, emocional, cultural entre outras.
Tudo para um pleno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do professor de educaçao infantil
  • O PAPEL PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O papel do professor na educação infantil inclusiva
  • O papel do professor no processo da educação infantil
  • O papel do professor na educação infantil da atualidade
  • OS PAPÉIS DO PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: O PAPEL DO PROFESSOR
  • uma reflexão sobre o papel do professor na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!