O papel do professor na educação infantil inclusiva

Páginas: 9 (2117 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA


Lucimar Ibarrola de Azevedo


RESUMO

Durante o presente trabalho, far-se-ão evidentes a influência e a real importância do Educador no processo inclusivo, mesmo durante a etapa infantil. Será mostrada a face absolutamente necessária da inclusão desde os primeiros anos de vida escolar. Nesta fase educacional, onde se formam asprimeiras convicções individuais sobre tantos aspectos da vida em geral, o convívio pacífico com as diferenças pode evitar problemas futuros, inclusive, minorar os casos de bulling.


Palavras-chave:
Inclusão, educador, formação.


ABSTRACT

During this work, far will be evident the influence and real importance of educator in the inclusive process, even during the first stageeducation. The realy is a absolutely necessary inclusion since the early years of school life. At this stage of education, where they form the first conclusions of individuals on many aspects of life in general, the peaceful coexistence of differences can prevent future problems, including mitigating the cases of bullying.


Key words: Inclusion, educator, training.





SUMÁRIOINTRODUÇÃO 3

CAPÍTULO 1
A importância da educação infantil na formação dos conceitos individuais. 4

CAPÍTULO 2
A Lei diante da educação infantil e das necessidades especiais. 5

CAPÍTULO 3
A realidade prática da Educação Infantil Inclusiva. 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 11

















INTRODUÇÃO


Muitos são os dilemasencontrados diante das situações apresentadas pelos alunos da educação infantil: adaptação, relacionamento, convívio, até chegar ao desenvolvimento de coisas mais elaboradas. Dessa forma, a interação aluno-professor-aluno faz-se a mais importante da etapa mencionada. Notoriamente, é nos primeiros anos de vida escolar que cada indivíduo constrói sua futura forma de enfrentar e solucionar problemas decunho social. Dessa forma, não se pode descartar a possibilidade de, ainda nesta fase educacional, poder estruturar uma melhor formação, para que cada pessoa possa lidar melhor com as diferenças de individuais. É de salutar importância avaliar os procedimentos do Educador, para que se posicione de modo a oferecer suporte adequado para inserir no grupo social a criança portadora de necessidadesespeciais. O foco principal será demonstrar a maior facilidade de trabalhar a convivência e a inserção social do indivíduo, de forma prematura, aproveitando a relação de confiança que a criança tem com seu Professor.
















1. A importância da educação infantil na formação dos conceitos individuais.


Por qualquer caminho que se pretenda trilhar na educação, éindiscutível a importância da Educação Infantil no desenvolvimento global do ser humano, tenha ele ou não qualquer tipo de deficiência. As principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ressaltam a infância como um período no qual o indivíduo se organiza dentro do mundo. Todos os educadores de alunos com deficiência concordam hoje que sua solicitação deve se iniciar desde a mais tenraidade.
Os profissionais da área da Educação Infantil têm discutido com muita relevância o caráter que o atendimento às crianças de 0 a 6 anos deve assumir, considerando a existência de duas concepções dicotômicas: atendimento com caráter tutelar, orientado para o cuidado com a criança nos aspectos relativos à segurança, higiene, alimentação e aquisição de hábitos e atendimento com carátereducativo. (Haddad, 1997).
Há ainda que se observar que, pelo fato do atendimento destas crianças ser feito em creches e pré-escolas, fica configurada a existência de sistemas paralelos de atendimento às mesmas (Kishimoto, 1988, Haddad, 1997), perfazendo, portanto, a necessidade de se continuar pensando a superação do caráter assistencialista presente ainda em muitas creches e de se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROFESSOR: Seu papel na educação infantil
  • O papel do professor de educaçao infantil
  • O papel do professor na Educação Infantil
  • Educação inclusiva e o papel do professor especialista
  • O PAPEL DO PROFESSOR NA DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Educação inclusiva e o papel do professor especialista
  • O papel do professor na defesa de uma educação inclusiva
  • O PAPEL DO PROFESSOR NA DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!