o papel do professor na EAD

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
1 Introdução

O mundo globalizado provoca uma dinâmica social que requer o uso de novas tecnologias em todos os setores, incluindo a educação. Entretanto, a introdução de inovações tecnológicas no ensino coloca novas questões e exige um reposicionamento de perspectivas no campo educacional, criando novas necessidades na formação dos indivíduos.
A educação a distancia (EAD) é a modalidade deensino que mais utiliza das tecnologias educacionais. Na educação à distância, o processo de ensino-aprendizagem é mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet.
Na perspectiva daeducação a distancia, o desafio no uso das tecnologias é muito maior, pois ao integrar o computador em sua estrutura de ensino tem o seu sucesso pautado não apenas na utilização das inovações tecnológicas, mas, sobretudo na natureza pedagógica e organizacional do sistema de ensino.
Apesar do crescimento expressivo, a EAD possui alguns pontos críticos, como a dimensão do grupo de estudantes porprofessor, a gestão do tempo de estudo, a adaptação a assincronia, a avaliação. São fatores negativos que, além de colocar em questionamento a qualidade do ensino, contribuem para a evasão de um grande número de estudantes. Desse modo, o sucesso do ensino na EAD depende de todos os envolvidos no processo, num trabalho colaborativo, mas principalmente, depende da figura do professor. O professor funcionacom um facilitador, envolvendo os estudantes, requerendo discussão, dando feedback, entre outros aspectos.
Neste contexto, o que se observa é que os recursos tecnológicos são verdadeiros desafios e que a introdução das tecnologias no ensino precisa estar associada a uma mudança nas concepções dos professores sobre o modo como se aprende e como se ensina.

2 Conceitos

A educação adistancia é a expressão das novas tendências no uso da tecnologia, principalmente do computador. Além de ser utilizado na vida diária das pessoas, seja para comunicação, pesquisas, compras, etc. o computador constitui-se ferramenta essencial na EAD.
Para alguns autores a Educação a Distância, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o facilitador e o sujeito que aprende estãoseparados (no tempo e/ou no espaço). Hoje em dia, enfatizam-se mais a distância no espaço, o uso de tecnologias de telecomunicações e de transmissão de dados, voz (sons) e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). O ensino a distância é o método de transmitir/partilhar conhecimentos, capacidades e atitudes, mediante a aplicação da divisão do trabalho e de princípiosorganizacionais, assim como o uso extensivo de meios técnicos, especialmente com o objetivo de reproduzir material de ensino de alta qualidade, o que torna possível instruir um grande número de alunos ao mesmo tempo, onde quer que estejam. É uma forma industrial de ensinar e aprender.
Existe uma concepção que afirma que educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meiostécnicos para mediatizar essa comunicação. Educação a distância seria um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por grande estrutura, baixo diálogo e grande distância transacional.
O ensino a distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencialdo ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes.
A legislação brasileira referente à educação a distância não aborda a questão da simultaneidade (interatividade) entre professor e aluno, além de não deixar claro como deveriam ser vários elementos ligados ao processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ead e os múltiplos papéis dos professores
  • O papel do professor-tutor como mediador pedagógica no contexto da ead.
  • O Professor na EaD
  • Professor na EAD
  • Papéis do professor
  • Papel do professor
  • Papel do professor
  • O papel do professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!