O PAPEL DO PROFESSOR GESTOR

3908 palavras 16 páginas
O PAPEL DO PROFESSOR GESTOR

O ensino no Brasil passa por momentos de transformações, com os avanços mundiais e tecnológicos, onde os gestores e toda a equipe pedagógica precisam de um acompanhamento, pois o ambiente escolar tem que se adaptar a estas mudanças.
Um dos primeiros desafios que um gestor enfrenta é conseguir envolver toda a equipe da escola junto aos objetivos a serem alcançados. A participação da equipe numa totalidade dentro do ambiente escolar é de suma importância.
A escola se depara ainda hoje com duas vertentes: a da vivência e práticas autoritárias ou a da vivência e práticas democráticas. Para que suas ações tenham um rumo, uma "direção pedagógica" clara definiu-se os objetivos, as metas e a missão da escola, além de um projeto político pedagógico que retratasse a cultura e os caminhos que a escola quer seguir, entendendo-se assim que os mesmos funcionariam como um norteador das ações da mesma.
Historicamente a escola vinha sendo guiada pela vertente autoritária, onde era interessante para a classe dominante a formação de indivíduos passivos e meros seguidores, sem capacidade de escolher e decidir. Mas essa realidade vem mudando, e o que se espera da escola hoje é justamente o contrário, que se estimule a formação de pessoas críticas, capazes de decidir seu próprio destino, autônomas e participativas; indivíduos que se sintam responsáveis pelo destino da comunidade na qual está inserido. Para Ducker (1993), passou- se de uma sociedade industrial para uma sociedade de serviço, o que exige nova parceria entre a educação e os negócios. Nos tempos atuais, a educação mudará mais do que mudou desde a criação da escola “moderna”, há 300 anos.
Esse mesmo autor alerta que não se pode limitar a educação apenas ao trabalho da escola: toda instituição deve se tornar um professor. Um novo mundo surge a cada 30 ou 40 anos, e os jovens não conseguem entender como seus pais e avós viviam.
Toda

Relacionados

  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas
  • A evolução do direito de Rudolf Von Ihering
    92910 palavras | 372 páginas
  • Introdução ao direito
    84775 palavras | 340 páginas