O papel do pedagogo no contexto escolar

Páginas: 7 (1712 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8


REFERÊNCIAS...........................................................................................................9


INTRODUÇÃO

Percebe-se que para o caminhar da escola são de fundamental importância a orientação pedagógica quanto à supervisão pegagógica.
Não é simples a escola cumprir seu papel, depende de um trabalho de parceria entre professores, equipe pedagógica e comunidade em geral. Asupervisão pedagógica e a orientação pedagógica assume um papel importante no que diz respeito a criar subsídios para que aconteça essa parceria no sentido de ter como foco principal o bom resultado do processo de ensino-aprendizagemdo aluno.





DESENVOLVIMENTO

Para compreender na história a presença do pedagogo em um contexto escolar, é preciso primeiralmente verificaralguns conceitos quanto à supervisão pedagógica e a orientação educacional.
O contexto histórico mostra que desde o século XVIII, a fiscalização e o controle do trabalho do professor marcaram as ações que caracterizavam o papel do supervisor educacional no Brasil.
E nos dias atuais faz-se neessário toda via uma prática inter-relacionada e também dinâmica, pois“É preciso um orientador e um supervisor trabalhando interdisciplinarmente, redimensionando sua prática assumindo uma postura de educadores comprometidos com a formação do indivíduo, com o desenvolvimento e o fortalecimento da vivência das relações democráticas na escola. (FRISON.2000,p.20)
Podemos observar resquícios da autoridade vivenciado no século XVIII, o que contraria aideia do autor citado acima.
Num período de crise econômica junto ao regime autoritário refletia no interior das escolas.
O trabalho da supervisão escolar foi marcado por três fases, segundo as autoras, URBANEZ e SILVA,(2008,p.42):
Fiscalizadora: nesta fase, a supervisão confunde-se com a inspeção escolar, visto que sua atuação estava mais preocupada comcumprimento de prazos e leis; Construtiva: O autor usa uma expressão interessante para essa fase: Supervisão orientadora, que dá ideia de preocupação com o trabalho de orientação dos professores corrigindo as falhas que pudessem apresentar e orientando-os nos procedimentos considerados mais adequados; Criativa: é a fase atual, em que a supervisão se separou definitivamente da inspeção escolarcaminhando em direção do aperfeiçoamento das pessoas envolvidas no processo de ensino aprendizagem.
Percebe-se que a educação passa por transformações, principalmente nos especialistas da educação. Também surgem transformações consideráveis na orientação pedagógica, que surgiu da necessidade de organizar o interior da escola marcada pelo sistema trabalhista, cujo papel era a preparaçãodos alunos para o mundo do trabalho. O orientador tinha como função mestra, desenvolver ou descobrir a vocação profissional do aluno de modo a colocá-lo no “lugar certo [...] com o orientador não foi diferente [...] com a ideia de orientação vocacional [...] sua linha mestra, o aconselhamento, visava direcionar as crianças e jovens ao mundo do trabalho [...]’’ (URBANEZ e SILVA,2008,p.43)Entretanto, o surgimento do supervisor escolar, traz um sério problema; embora cada um procure fazer bem o seu papel, mas de maneira individualizada.
A partir da década de 80 a figura do supervisor deixa de ser aquele que dita ordens e o outro que obedece. Aparece então a importância do trabalho integrado de todos os profissionais da educação. Uma escola só obtêm sucesso com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do pedagogo no contexto escolar
  • O papel do pedagogo em contextos não escolares
  • O papel do pedagogo no contexto hospitalar
  • O papel do pedagogo escolar
  • O papel do pedagogo no espaço escolar
  • Qual o papel do pedagogo escolar
  • Papel do psicólogo no contexto escolar
  • Papel da avalição no atual contexto escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!