o papel do mestre menon revisitado sob uma perperctiva a wittgensteiniana

260 palavras 2 páginas
o papel do mestre menon revisitado sob uma perperctiva a wittgensteiniana há vinte e cinco século atrás havia entre os gregos um um verdadeiro espanto diante da existência do mundo como e possível conhece-lo e que tipo de conhecimento e esse e possível um conhecimento verdadeiro Mênon é um dos diálogos menores de Platão. Nele o autor coloca Sócrates dialogando com o estudante Mênon, o qual pretende que Sócrates lhe explique o que é a virtude. Em uma certa passagem do diálogoMênon pede ao mestre que lhe explique o por que de sua opinião sobre o aprendizado. Pois Platão, através de Sócrates, propõe que nada aprendemos, mas apenas nos recordamos de conceitos que jásabíamos através de nossa alma. O Sócrates de Platão passa a demonstrar essa afirmação usando conceitos matemáticos.Detalhe do afresco "Causarum Cognitio" de Rafael Sanzio, em que o artista representaPlatão e Aristóteles. Platão aponta com sua mão direita para cima, talvez se referindo às causas das coisas, e leva em sua mão esquerda um exemplar de sua obra Timeus. Confira Escola de Atenas.
SegundoFowler [1] pág. 7, essa parte do diálogo Mênon é o primeiro texto direto que conhecemos sobre a matemática grega. Data provavelmente de 385 a. C. Escritos mais antigos não sobreviveram, e sãoconhecidos apenas através de referências de terceiros.
Neste presente texto estaremos examinando a parte do diálogo de Mênon que mais diz respeito à História da Matemática. Faremos alguns comentáriossobre os argumentos utilizados. Não nos deteremos nos aspectos gnosiológicos e pedagógicos do diálogo, mas naturalmente temos aqui um exemplo do chamado "método socrático

Relacionados