o papel do mestre menon revisitado sob uma perperctiva a wittgensteiniana

Páginas: 2 (260 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
o papel do mestre menon revisitado sob uma perperctiva a wittgensteiniana
há vinte e cinco século atrás havia entre os gregos um um verdadeiro espanto diante daexistência do mundo como e possível conhece-lo e que tipo de conhecimento e esse e possível um conhecimento verdadeiro Mênon é um dos diálogos menores de Platão.Nele o autor coloca Sócrates dialogando com o estudante Mênon, o qual pretende que Sócrates lhe explique o que é a virtude. Em uma certa passagem do diálogoMênonpede ao mestre que lhe explique o por que de sua opinião sobre o aprendizado. Pois Platão, através de Sócrates, propõe que nada aprendemos, mas apenas nos recordamosde conceitos que jásabíamos através de nossa alma. O Sócrates de Platão passa a demonstrar essa afirmação usando conceitos matemáticos.Detalhe do afresco "CausarumCognitio" de Rafael Sanzio, em que o artista representaPlatão e Aristóteles. Platão aponta com sua mão direita para cima, talvez se referindo às causas das coisas,e leva em sua mão esquerda um exemplar de sua obra Timeus. Confira Escola de Atenas.
SegundoFowler [1] pág. 7, essa parte do diálogo Mênon é o primeiro textodireto que conhecemos sobre a matemática grega. Data provavelmente de 385 a. C. Escritos mais antigos não sobreviveram, e sãoconhecidos apenas através de referências deterceiros.
Neste presente texto estaremos examinando a parte do diálogo de Mênon que mais diz respeito à História da Matemática. Faremos alguns comentáriossobre osargumentos utilizados. Não nos deteremos nos aspectos gnosiológicos e pedagógicos do diálogo, mas naturalmente temos aqui um exemplo do chamado "método socrático
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DA IGREJA NA OBRA SOCIAL SOB UMA PERSPECTIVA BÍBLICA
  • O SISTEMA “UFSC SEM PAPEL” SOB A PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO
  • Mênon
  • Menon
  • Mênon
  • Mênon
  • Mênon-Platão
  • O principe revisitado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!