o papel do ludico na Educação Infantil

Páginas: 12 (2818 palavras) Publicado: 25 de julho de 2014
INTRODUÇÃO

Observa-se que a ludicidade como campo do conhecimento tem sido discutida pelos estudiosos, e muitas vezes solicitada para auxiliar o trabalho do professor na educação infantil por ser uma ferramenta importante na vida do ser humano inclusive da criança, possibilitando a construção e reconstrução do seu próprio conhecimento. Mesmo assim, percebe-se que a utilização do lúdico comoinstrumento que auxilia no desenvolvimento intelectual da criança é ainda rejeitado por muitos educadores, pois estes têm uma visão distorcida com relação ao lúdico.
Sendo assim o brincar perde a sua relevância e significação dentro do contexto da educação infantil uma vez que a escola se preocupa com a formação intelectual e cognitiva da criança apenas no sentido de transmitir conceitosjulgados relevante no processo. Nota-se que o lúdico que deveria fazer parte do currículo acaba se tornando uma atividade sem importância servindo apenas para divertimento e descontração após uma jornada de atividades escolares.
É pensando nessas questões que este trabalho buscará desmistificar o falso conceito de que o brincar é uma ação insignificante que não traz nenhuma contribuição para oprocesso de ensino aprendizagem, assim como o romper do dualismo de que existe a “hora de brincar e hora de estudar”. Partindo assim do pressuposto de que a criança é um ser completo e indivisível e que desenvolve seu pensamento através de ação vivenciada no seu cotidiano construindo gradativamente seu conhecimento.
Neste sentido, esse trabalho tem a finalidade de estudar a realidade da criança comrelação ao seu brincar, procurando compreender o processo de ensino aprendizagem e a relação do brincar com o desenvolvimento da criança, a forma como o brincar pode estimular na construção do seu conhecimento, a partir das concepções de alguns estudiosos como Vygotsky, Piaget e outros. Pois o brincar é uma forma cultural primordial de todo ser humano e principalmente da criança, pois através deleas crianças têm oportunidade de demonstrar seus anseios, sentimentos, além disso, através do brincar ela pode transformar a realidade, construir e reconstruir o mundo a sua volta.

1- Brincar e o desenvolvimento infantil

Neste tópico será comentado algumas considerações relevantes no processo da relação entre o brincar e a criança no processo de construção do conhecimento, pois estevisa o desenvolvimento físico, mental e sociocultural da criança. Para tanto, é necessário à compreensão da realidade relacionada ao papel do brincar no processo de ensino aprendizagem da pré-escola, observando e analisando o desenvolvimento de atividades lúdicas dentro do contexto da educação infantil.
Para compreender melhor a problemática abordada serão buscadas respostas ao questionamentoatravés das teorias de alguns autores como: Vygotsky, Moylés, Maluf entre outros. Observa-se que o lúdico é um processo fundamental no desenvolvimento da criança, pois propicia a ela uma excelente oportunidade de viver com mais prazer, alegria e também acredita-se que o lúdico possibilita a construção do conhecimento, já que, este é eminentemente cultural.
Ressalta-se a contribuição de MOYLÉS (2002),que fala do papel do brincar na educação infantil, tecendo algumas questões consideradas relevantes no processo de ensino aprendizagem. De outro lado, veja o pensamento de MALUF (2003), defende que o brincar é vital para o desenvolvimento do corpo e da mente, além do que ele viabiliza a construção do conhecimento de forma interessante e prazerosa que garante à criança condições necessária parasua aprendizagem.
Dentre os autores citados acima, veja ainda, o pensamento de VYGOTSKY (1998) defende que o brincar contribui para os aspectos cognitivos, afetivos e intelectuais da criança, colocando ainda que o brincar é uma atividade que preenche as necessidades das crianças, ou seja, cria nela situações imaginárias e possibilita o seu desenvolvimento abstrato.
Sendo assim, nota-se que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do lùdico na educação infantil
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO LÚDICO
  • O PAPEL DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O papel mediador do professor na valorização do lúdico na Educação Infantil
  • Importancia do ludico na educação infantil
  • O lúdico na educaçao infantil
  • o ludico na educaçao infantil
  • ludico na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!