O papel do lúdico para a aprendizagem de crianças com tdah na psicopedagogia clínica

Páginas: 20 (4957 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
O Papel do Lúdico Para a Aprendizagem de Crianças com TDAH na Psicopedagogia Clínica

Autora: Anabela Pinto

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, da Universidade Estadual Vale do Aracajú - UVA, sob a orientação da professora Silvana Maria Aguiar Figueiredo.

“Onde a criançapoderá manifestar e exercer sua autoridade, sua oposição, sua generosidade, sua clemência, em resumo, todas as raízes e flores da sociedade, se não for em estado livre, entre seus semelhantes? Eduquem as crianças pelas crianças. A entrada na sala de jogos é, para elas, a do mundo, e é a troca com seus pares que desenvolve suas forças intelectuais”.

Jean Paul

RESUMO

Objetivando destacar opapel do lúdico na psicopedagogia clínica como elemento facilitador da aprendizagem de crianças com TDAH, elaborou-se esse trabalho. O desenvolvimento desta pesquisa baseou-se num estudo de caso, realizado durante o estágio clínico em que se atendeu um adolescente de 14 anos com sérias dificuldades de aprendizagem escolar, principalmente em leitura, escrita e matemática. Há evidências e fortesindícios de que essas dificuldades provavelmente foram ocasionadas por carência de estímulos suficientes nos primeiros anos, falta de interação com crianças da mesma faixa etária, falta de mediadores significativos no âmbito familiar e escolar, além de uma possível lesão cerebral. Ao longo do atendimento foi se investigando e checando informações, avaliando e trabalhando atividades de aspectosorgânicos, emocionais, sociais e pedagógicos sempre fundamentados em PIAGET e VYGOTSKY que consideram o jogo essencial na educação, principalmente na educação infantil. Durante as sessões foi percebido a grande dificuldade do adolescente em concentrar-se nas atividades, em ficar sentado, principalmente durante as atividades que lembrassem sala de aula e o grande interesse por jogos e brincadeiras; foisomente a partir da utilização do lúdico que foi quebrada a resistência à leitura e o aprendente passou a se interessar em ler as regras dos jogos, começou a respeitar melhor as regras, esperando a vez de cada um jogar e conseguiu se concentrar no que estava fazendo até o final da sessão. Os resultados indicam que através de atividades lúdicas foi observado o grande salto do adolescente em relaçãoa esses aspectos. Logo se entende que o jogo, a brincadeira, são estratégias cognitivas fundamentais para crianças com dificuldades de aprendizagem.

INTRODUÇÃO

A cada dia cresce, demasiadamente, o número de crianças com dificuldades de aprendizagem. Investigando-se os motivos das dificuldades, freqüentemente estão associados a problemas emocionais como: falta de estímulos suficientes,ausência materna e ou paterna e uma educação inadequada das escolas.

Além disso, o que se percebe é que nos tempos atuais, as crianças não brincam mais; primeiro, por falta de tempo e segundo, por falta de espaço. Muito cedo a criança vai à escola, à aula de computação, à aula de inglês, para não ficar fora do mercado. Quando há tempo para brincar, a brincadeira preferida é num computador, numvideo-game, isolado de pessoas, sem interação alguma, um com o outro. A participação dos pais nas brincadeiras, então, é quase inexistente. Não há tempo a perder, é preciso trabalhar, trabalhar muito, para poder dar tudo de bom para os filhos. E assim, desta forma, as crianças deixam de brincar, de interagir com outras crianças e, principalmente, de interagir com os pais.

Em virtude dessa realidade,pretende-se neste estudo, compreender o papel do lúdico na aprendizagem de crianças com TDAH, na psicopedagogia clínica.

A fundamentação teórica que norteou essa pesquisa baseia-se em VYGOTSKY (1988), PIAGET (1990), WINNICOTTI (1975) que abordam o jogo como estratégia cognitiva e comprovar a melhora do aprendente, ao final do estágio.

Durante quatro meses, atendeu-se L.C.L, um adolescente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do lúdico no ensino-aprendizagem da criança
  • O PAPEL DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Psicopedagogia e Dificuldades de aprendizagem
  • o lúdico e o seu papel na aprendizagem
  • O lúdico na aprendizagem da criança
  • O PAPEL DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
  • Psicopedagogia e o papel dos jogos no processo de ensino aprendizagem
  • o papel do lúdico para o tratamento de crianças no ambiente hospitalar.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!