O papel do governo na preservação do meio ambiente

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 29 de maio de 2012
1. Introdução
2. Preocupações básicas da sociedade
3. Os princípios de políticas sustentáveis e seus impactos
4. Políticas do Governo
5. Conclusão
6. Referências bibliográficas

1. Introdução

A preocupação do Governo com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, não se trata apenas de listar regras ou oferecer receitas para se atingir asustentabilidade. É algo importantíssimo. Afinal, a ação do homem, predador dos recursos finitos da natureza, revela-se cada mais insustentáveis. Esse trabalho trará inicialmente as motivações básicas acerca da sustentabilidade, seguindo com as políticas públicas para a sustentabilidade, e finalizando com as iniciativas para chegar ao desenvolvimento sustentável. O que nada mais é: o papel do governopara a preservação do nosso meio ambiente, do nosso ecossistema.

2. Preocupações básicas da sociedade

Sendo o Brasil um país emergente, fica evidente que o Governo prestar mais atenção à gestão dos seus recursos naturais. O lema é promover o bem-estar do povo brasileiro sem aceitar que seu capital natural seja degradado como se nada valesse. No passado, os recursos naturais brasileiros,foram extremamente explorados, alguns casos foram completamente esgotados. Sendo assim, uma estratégia desenvolvimentista dessa forma predatória.
A elaboração de regras tem que reconhecer que a Economia não considera a base ecológica do sistema econômico dentro das suas análises, levando à crença do crescimento ilimitado. Por sua vez, o ideal da sustentabilidade, limita as possibilidades decrescimento. É preciso deixar claro que o processo econômico não pode continuar impune, se violar as regras que regem a natureza para atingir a máxima eficiência. A perda do capital natural é um custo repassado às gerações futuras. Portanto, novas políticas para o desenvolvimento devem ser pensadas.
O problema ambiental verdadeiro é a ganâcia em elevar a produtividade do capital da natureza, usandoseus estoques de forma saudável, sem sobrecarregar as funções de suprimento, de fonte de recursos e de absorção de dejetos do ecossistema. Esse é o desafio: desenvolver políticas que possam levar a uma melhoria das condições de vida das pessoas pobres, sem pertubar o ecossistema. Não pode desprezar as relações entre o homem e a natureza que ditam o que é possível em face do que é desejável.3. Os princípios de políticas sustentáveis e seus impactos

O primeiro é o de que crescimento significa sempre alguma forma de degradação do meio ambiente; o processo econômico precisa mudar e tornar-se algo mais sóbrio e saudável. Infelizmente testemunha-se em toda a parte o fenônemo do crescimento sem empregos, com desigualdade e misérias crescentes. A busa do desenvovimento sustentável refletea incompetência da moderna economia em fazer com que multidões de pessoas superem o bloqueio da pobreza.
Em segundo lugar vem a escola do sistema econômico como princípio para a sustentabilidade. Existe uma escala absoluta de fluxos de recursos naturais que se deve considerar quanto à expansão da economia. A Terra tem uma só escala ótima que é concebível das às tecnologias, as preferências dosconsumidores, etc.. Grupos sociais podem e devem negociar seu espaço ambiental, vendendo ou comprando parte deles, mas existe um limite que não pode ser ignorado em relação às gerações presentes e futuras.
O uso da natureza não pode desrespeitar a escala das funções ecológicas e os ecociclos.
As políticas do governo para o desenvolvimento sustentável devem ligar as iniciativas públicas com osprocessos naturais que indicam os limites do possível. Não somente a natureza deve ser tratada como um fator de produção, mas o produto gerado pelo homem deve ser fixado em sintonia com os ciclos naturais. A capacidade de suporte do ecossistema não pode ser ignorada.
Atualmente é necessário montantes cada vez maiores de capital natural para se produzir uma unidade de recurso para a sociedade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do governo na preservação do meio ambiente
  • O papel do governo na preservação do meio ambiente
  • Papel do Governo na Preservação do Meio Ambiente
  • O papel do governo na preservação do meio ambiente
  • O papel do estado na preservação do meio ambiente
  • RECICLAGEM DE PAPEL: ATITUDES QUE AJUDAM NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • Preservação meio ambiente
  • Artigo Preservação do Meio Ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!