O papel do enfermeiro no controle da hipertersão arterial na atenção primária a sáude (em pesquisa)

963 palavras 4 páginas
FAMINAS-BH

CURSO DE ENFERMAGEM

KELI CRISTINA SOARES FREITAS

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO CONTROLE DA HIPERTERSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SÁUDE

BELO HORIZONTE 08/11/2011

1- Justificativa

Sabe-se que a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma das principais doenças crônicas não transmissíveis da atualidade. Conhecida como um doença ´´silenciosa`` que acomete pessoas no mundo inteiro, transformando-se em um importante problema de saúde pública.

A hipertensão arterial é definida pela persistência níveis de pressão arterial sistólica (PAS) maior ou igual a 140mmHg e a pressão arterial diastólica (PAD) maior ou igual a 90mmHg. Trata-se de uma patologia com repercussões clínicas importantes para os sistemas cardiovascular e renovascular acompanhada frequentemente de co-morbidades de grande impacto para os indicadores de saúde da população.Ministerio da saúde(2006)

Sua evolução clínica é lenta, possui uma multiplicidade de fatores e quando não tratada adequadamente traz graves complicações, temporárias ou permanentes. Com isso representa elevado custo financeiro a sociedade, principalmente por sua ocorrência associada a agravos como doenças cerebrovascular, doença arterial coronária, insuficiência cardíaca e renal crônicas, doenças vascular de extremidades e alterações oculares . Fatores constitucionais como idade, sexo, raça, obesidade; fatores ambientais, ingestão de álcool e tabagismo, estresse, agentes físicos e químicos.

Como a hipertensão é um grande problema de saúde publica no país, fez-se necessário somar esforços para a criação do programa de saúde da familia (PFS), que busca a reorganização da atenção básica , tendo como estrategias principais a prevenção dessa doença, suas complicações e a promoção a saúde. Objetivando, assim, uma melhor qualidade de vida para os individuos portadores da (HAS).O programa e a porta de entrada do usuario no

Relacionados