O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ORIENTAÇÃO E REFLEXÃO À RESPEITO DO ALEITAMENTO MATERNO

3957 palavras 16 páginas
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ORIENTAÇÃO E REFLEXÃO À RESPEITO DO ALEITAMENTO MATERNO

Cibele Castro Rocha1
Quenia Cristina Gonçalves da Silva2

RESUMO

A importância do aleitamento materno para a promoção da saúde da criança tem sido tema relevante em diversas campanhas e programas governamentais brasileiros. Este artigo tem como objetivo contribuir para reflexão sobre a importância do aleitamento materno e suas contribuições para a redução do desmame precoce, desnutrição e do índice de mortalidade infantil, melhorando efetivamente a qualidade de vida dos lactentes e o papel do enfermeiro neste processo. A promoção do aleitamento materno deve ser incluída como ações prioritárias dentro da saúde.

Palavras-chave: Aleitamento materno. Aconselhamento. Promoção da saúde. Enfermagem.

1-INTRODUÇÃO

A lactação é um processo fisiológico normal, uma conseqüência após a ocorrência do parto. Tem uma importância social relevante, é ato complexo, o que pode refletir tanto na saúde materna como do bebê. É uma das formas mais eficazes de contribuir para a melhoria do estado de saúde da criança, das mães, das famílias, do ambiente e da sociedade em geral.

O leite materno é o alimento ideal para uma criança nos primeiros anos de vida, pois é considerado um alimento completo, possuindo vantagens nutricionais, de ordem imunológica e psicológica para o desenvolvimento da criança.

Ainda que a evidência científica acumulada avalie o leite humano como o ideal para a alimentação de recém nascidos e lactentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em todo o mundo apenas um terço dos lactentes sejam alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros quatro meses de vida (OMS, 2002).

O aleitamento materno é considerado um dos pilares fundamentais para a promoção e proteção da saúde das crianças em todo o mundo. A superioridade do leite humano como fonte de alimento, de proteção contra doenças, além de ser uma forma de afeto, fazem com que especialistas do mundo

Relacionados

  • TRATAMENTO TUBERCULOSE
    60650 palavras | 243 páginas