O PAPEL DO ENFERMEIRO DURANTE A MONITORIZAÇÃO DO ELETROCARDIOGRAMA

574 palavras 3 páginas
O PAPEL DO ENFERMEIRO DURANTE A MONITORIZAÇÃO DO ELETROCARDIOGRAMA:

Como já vendo sendo discutido, o eletrocardiograma é de grande importância na detecção de disfunções cardíacas. O enfermeiro, como sendo um profissional do cuidar, deve ter em mente o grande papel que desempenha na monitorização e reconhecimento das diversas alterações eletrocardiográficas, pois se faz necessário, nesses casos, as suas intervenções de forma rápida e objetiva a fim de minimizar os agravos a saúde do paciente.
Uma das funções do enfermeiro é a abordagem do paciente, estes com sofrimento cardíaco ou não, e a imediata avaliação da história clínica e do exame físico, considerando que essas duas etapas são momentos de prioridade na sistematização da assistência de enfermagem.
A etapa seguinte constitui na realização do ECG, alguns elementos que o enfermeiro pode investigar para o início da interpretação pode ser necessários, estes elementos são: o levantamento das informações do paciente como idade, dados clínicos, identificação das derivações, observação da qualidade do traçado, atentando para a ausência de interferência elétrica e de tremor muscular, identificação do ritmo cardíaco (ritmo sinusal observando através do enlace átrio/ventricular e cálculo da frequência cardíaca, onde esta deve varia dos 60 a 100 bpm em estado normal). (KASPER, 2006; apud LEMOS, 2010)
De acordo com um estudo realizado em um hospital da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, contando com a participação de 12 enfermeiros de diversos setores hospitalares foi constatado algumas dificuldades quanto á interpretação dos gráficos mostrados no ECG e consequentes erros por partes dos profissionais. (LEMOS, 2010)
Ao se analisar um eletrocardiograma, o enfermeiro deve entender que, de acordo com as alterações mostradas é possível identificar se o paciente está ou não apresentando problemas cardíacos que podem variar, por exemplo, de uma leve isquemia a necrose tecidual das células miocárdicas. (CALIL e

Relacionados