O PAPEL DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS LABORAIS

13127 palavras 53 páginas
1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento consiste em uma fase de transformação psicobiológica natural ao qual o ser humano é submetido ao longo da existência. É entendido como um processo influenciado por diversos fatores tais como gênero, classe social, cultura, padrões de saúde, dentre outros que vão além do aspecto cronológico, dificultando assim a elaboração de conceitos que definam esta fase da vida.
O envelhecimento populacional é considerado uma realidade incontestável de âmbito mundial. As pessoas estão vivendo por mais tempo ocasionando mudanças importantes e eminentes em diversos setores da sociedade (FARINASSO, 2005).
O rápido processo de envelhecimento da população brasileira se dá em razão do efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil aumentando gradualmente o número de pessoas acima de 60 anos (BRASIL,2010).
A população brasileira vem envelhecendo de forma rápida e intensa desde o início da década de 60, como resultado do fenômeno denominado Transição Demográfica que tem como fatores a diminuição da taxa de fecundidade, a redução da mortalidade devido à melhoria das condições sociossanitárias, acesso aos serviços de saúde com novas tecnologias, tendo como consequência, redução das doenças transmissíveis, elevando assim a expectativa de vida e o aumento do número absoluto de idosos na população (PAPALÉO NETTO, 2002). Por outro lado, o aumento da expectativa de vida traz também para os idosos a vulnerabilidade a doenças crônicas não transmissíveis o que se constitui como um importante capítulo na atenção à saúde dessa população devido ao grande impacto na sua qualidade de vida.
Em geral as doenças nos idosos são crônicas e múltiplas, exigindo um maior consumo dos serviços de saúde devido à maior frequência de internações hospitalares além do aumento do tempo de ocupação do leito sem que isto se reverta em seu benefício exigindo um cuidado contínuo das equipes multidisciplinares. (BRASIL, 2005)
Dentre estas

Relacionados