O papel do contraste na composiçao

Páginas: 2 (253 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
A utilização mais eficaz dos mecanismos de percepção visual consiste em situar ou identificar pistas visuais como uma coisa ou outra, em equilíbrio ou não, forte ouameaçadoramente frágil.
Os gestaltistas trabalham com essa necessidade, e descrevem os dois estados visuais antagônicos como nivelação e aguçamento; o aguçamentocomo um incremento ou exagero, e o nivelamento como um enfraquecimento ou abrandamento da peculiaridade de um padrão. Na terminologia das técnicas visuais, aguçamentopode equivaler a contraste, e nivelamento pode ser associado a harmonia.
Os gregos buscam resultados harmoniosos na concepção de templos como o Partenon, como hátambém o mais completo uso do equilíbrio axial ou simétrico,eles buscavam um efeito de harmonia e equilíbrio completos em que nada ficava visualmente sem resolver,chamamos o estilo grego clássico.
Ainda que a necessidade mais óbvia e aparente do ser humano seja equilíbrio e repouso, a necessidade de resolução é igualmente fortee o aguçamento oferece grandes possibilidades de atingi-las.
O nivelamento como na concepção da fachada de um templo grego, é armonioso e simples, mas oaguçamento tem intenções muito mais vitais em seu caráter visual, são completamente diferentes.
A área entre a nivelação e o aguçamento é confusa e obscura,normalmente deve ser evitada, pois a comunicação que dela resulta não é apenas medílcre,mas também esteticamente feia.
A ambigüidade deve ser evitada como o maisindesejável dos efeitos visuais, não apenas por ser psicologicamente pertubadora, mas por sua natureza desleixada e inferior ,em qualquer nível de critério da comunicação visual.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • composição do sabão,papel higiênico,Bombril,cloro e Latex
  • Contrastes
  • Contraste
  • Contraste
  • CONTRASTE
  • O papel dos rins na regulação do volume e composição do líquido extracelular (lec)
  • contraste
  • COntraste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!