O papel do contador dentro da organização e sua relevaâcia

479 palavras 2 páginas
TRABALHO

DE

CONTABILIDADE

O PAPEL DO CONTADOR
DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
E SUA RELEVÂNCIA

São os contadores que cuidam da gestão econômica de uma Organização, apuram os resultados, calculam impostos, entre outras tarefas, entretanto, mais do que números e burocracia, os contadores modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro.
Diante deste novo cenário econômico, o contador, quase da noite para o dia, sentiu-se pressionado por novas demandas inerentes à sua atividade. Não há mais lugar no mercado de trabalho para o contador possuidor do perfil tradicional, isto é, aquele profissional que passa a maior parte do tempo dentro da sua sala ou escritório, limitando-se a efetuar lançamentos a débitos e a créditos, posteriormente emitindo balancetes de verificação, omitindo-se de assumir riscos de qualquer natureza. O mercado exige profissionais empreendedores, dispostos a assumir riscos calculados, bons tecnicamente, ávidos em adquirir novos conhecimentos, que queiram trabalhar em equipes e saibam motivar seus subordinados.
Diminuir o desemprego, amenizar a desigualdade social e impedir a corrupção são tarefas de um político, de um intelectual ou de algum ministro? Nenhuma das respostas anteriores. Parece estranho, mas estas missões tão nobres são responsabilidades de um profissional não muito conhecido do mundo corporativo: os contadores.
Financeiramente falando, é a eles que os empresários recorrem quando precisam de um norte para a sua empresa.Eles vêem a empresa para a qual prestam serviços como parte de um mercado global, interconectado e interdependente.
Mas, afinal, o que fazem os contadores?
O profissional contábil é responsável pela movimentação financeira de uma Organização, é ele quem orienta a tomada de decisões do empreendedor com relação às questões monetárias e, de modo geral, dá suporte mercantil, fiscal e tributário à empresa para a qual presta serviços.
Tudo isso com o máximo de transparência e

Relacionados