O papel do Brasil no mundo globalizado

Páginas: 16 (3956 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O papel do Brasil no mundo globalizado



Introdução

Desde 1941, quando Stefan Zweig publicou “Brasil, país do futuro”, os brasileiros se acostumaram a ler histórias sobre seu país com verbos no futuro. Seguido nos perguntamos se este futuro de há muito esperado algum dia se realizará de acordo com nossas expectativas.
Estamos nos esforçando ao máximo para que isso aconteça. Depois deum longo período caracterizado por períodos sucessivos de autoritarismo e de turbulência econômica, o Brasil conseguiu construir uma democracia estável e chegou à estabilidade macro-econômica. Dada a nossa dúbia tradição de convívio com altos índices de inflação e com instabilidade econômica, isso é uma conquista muito significativa. Apesar do constante confronto político, as instituições desfrutamde grande solidez. A economia vem crescendo com constância e todos os indicadores parecem apontar para a boa direção.

Será isto suficiente para levar o Brasil ao futuro vislumbrado por Stefan Zweig? Esperemos que sim. Mas para ter sucesso, além de manter sua estabilidade política, social e econômica, o Brasil deve enfrentar desafios complexos derivados do contexto internacional.

Não épossível que consigamos atender a estes desafios contando apenas conosco mesmos. Por toda parte os acontecimentos nos lembram dramaticamente de que, embora os riscos globais emoldurados pelo antigo confronto entre Oeste e Leste tenham sido superados num mundo hoje globalizado, a estabilidade [mundial] ainda está muito longe de nosso alcance. Nos bastidores da simplicidade aparente de um modelo unipolar,entrevê-se uma série de elementos que apontam para ambigüidades, dispersão e carência de funcionalidade. Tudo isso exige reflexão criteriosa e ação concertada, se queremos preservar a paz, a segurança, o desenvolvimento e o crescimento numa escala global.

Os mecanismos de cooperação internacional, bem como os processos de organização em escala mundial não se desenvolveram à altura de semanterem em dia diante de realidades emergentes em todo o mundo. Comprova tal assertiva o impasse em reformar o sistema da ONU, em particular o Conselho de Segurança. Também dá sinal daquele problema nossa incapacidade de alterar em seus fundamentos o sistema de comércio internacional de acordo com a Rodada Doha.

Diante da emergência de muitos sistemas e subsistemas Regionais, cujo impacto namacro-estrutura internacional só cresceu nas últimas duas décadas, o cenário internacional se caracteriza por uma tendência para a fragmentação e seus corolários: rivalidades, disputas e unilateralismo.

Portanto qualquer discussão sobre o papel do Brasil no mundo tem de levar em conta não só como estamos correspondendo à nossa complicada agenda doméstica, mas também com o que estamos fazendo noexterior para, de um lado aproveitarmos as oportunidades hoje oferecidas pela economia globalizada do presente, e de outro, para superarmos os obstáculos multifacetados que enfrentamos numa estrutura mundial ainda impermeável a mudanças em muitos domínios, como, por exemplo, o do comércio, o que nos penaliza.

Quero agora compartilhar com os senhores e as senhoras alguns dados e fatos que podem nosajudar a focalizar apropriadamente o Brasil.

Breve visão geral do Brasil

Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil é o 5o. país do mundo em extensão territorial. Ele ocupa quase 50% da massa territorial da América do Sul. Cerca de 58% do país são cobertos por florestas. Ele abriga 20% da biodiversidade mundial, e nosso território abrange oito sistemas fluviais, que contémaproximadamente 20% das reservas mundiais de água doce. Graças à utilização de nossas reservas hidroelétricas e pesquisas em biocombustíveis e extração em plataformas marítimas, o país tornou-se auto-suficiente em matéria de petróleo.

O Brasil é o sexto país do mundo em termos de população. Somos 188 milhões de habitantes. Em 2012 deveremos ser mais do que 200 milhões. Em quatro décadas a maioria dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da mulher no mundo globalizado
  • O Papel do contador no mundo Globalizado
  • Papel da mulher no mundo globalizado
  • O papel da tecnologia no mundo globalizado
  • Papel do brasil num muno globalizado
  • o brasil no mundo globalizado
  • O brasil em um mundo globalizado
  • o Brasil no mundo globalizado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!