O papel do agronegocio na economia brasileira

Páginas: 7 (1513 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013
 Qual a importância do agronegócio na economia brasileira ?
Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtoresrurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
O agronegócio é o motor de nossa economia, se mantémcomo um setor de grande empregabilidade e geração de renda em nosso país. Ocupando posição de destaque no âmbito mundial, tem importância crescente no processo de desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico da economia e pela sua capacidade de impulsionar os demais setores.
O crescimento do agronegócio brasileiro nos últimos anos é visível, quebrando recordes de produção, produtividadee exportação e se tornou uma ancora do governo nacional na política de contenção da inflação.
Se tratando de Paraná por exemplo, este é o Estado do Brasil em que o agronegócio tem a participação mais expressiva na economia, estando consolidado em praticamente todo o território. A atividade agropecuária está nas raízes do processo de desenvolvimento, contribuindo decisivamente para a renda,emprego, exportações, desenvolvimento do interior e equidade regional.
Não restam dúvidas de que o agronegócio tem exercido fortes influências para o crescimento e desenvolvimento econômico.
O papel do Agronegócio
Diante do avanço econômico dos países em desenvolvimento, novas coalizões ganharam desenvoltura nas relações internacionais e passaram a protagonizar novas formas de cooperação Sul-Sul,por meio de arranjos regionais de integração e de grupos multilaterais.

O Brasil passou a ser reconhecido como importante agente da cooperação no âmbito internacional. É nesse contexto que se iniciam os debates relacionados à política nacional de cooperação a ser adotada no Brasil, bem como as discussões sobre os atuais projetos na América Latina e África.

O País é considerado uma grandepotência na produção de grãos, fibras, carnes e biocombustíveis e na geração e difusão de conhecimento e tecnologia nesse importante setor. A competitividade do agronegócio brasileiro é revelada por meio da tecnologia empregada no campo; da eficiência da produção corporativa; da organização de pequenos e médios produtores em cooperativas e associações; do sistema de crédito rural oficial; e da presençade empresas nacionais e globais de grande porte.

O agronegócio possui fundamental importância na economia brasileira, devido à participação no PIB e na balança comercial, bem como pelos empregos gerados. O agronegócio apresentou significativa evolução nos últimos anos, sendo responsável por 22,15% da geração de riquezas do País, um montante de R$ 917,654 bilhões (CEPEA, 2012).

O Brasil é umdos grandes exportadores globais de commodities agrícolas, como a soja, milho, café, laranja, açúcar e carnes (bovina, suína e de aves). Além da consolidada agricultura empresarial, dados da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são provenientes da agricultura familiar.

Diante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Papel do agronegócio na economia do brasil
  • Relevância do agronegócio para economia brasileira atual
  • A mudança do papel do estado na economia brasileira
  • A mudança do papel do estado na economia brasileira.
  • ECONOMIA E POLÍTICA AGRÍCOLA NO BRASIL DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA DA AGROPECUÁRIA E DO AGRONEGÓCIO NA ECONOMIA BRASILEIRA
  • Projeto de monografia
  • A economia e o agronegocio
  • O PAPEL DO RH NO AGRONEGÓCIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!