O papel desempenhado pelo enfermeiro do trabalho no ambiente hospitalar

Páginas: 19 (4741 palavras) Publicado: 14 de abril de 2011
ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO

INTRODUÇÃO

A enfermagem é uma ciência e como tal, está sujeita à evolução e só essa evolução lhe confere o estatuto de ciência. Assim sendo, e por definição, a ciência é a busca da verdade então, a enfermagem caminha na direcção do seu núcleo, da sua verdade.

Sabemos que a verdade não é absoluta nem estática e que varia consoante as épocas, as culturas, astradições e as pessoas.

Da evolução nasceram os modelos conceptuais em enfermagem, tendo, entre outros, surgido a "Escola do cuidar"(Lenninger. M; J. Watson; S.Roach). Este, segundo Paiva, centra-se no "como" da disciplina. Para Lenninger, citado pelo mesmo autor, cuidar é a essência da enfermagem,para watson, também citado pelo mesmo autor, a enfermagem consiste na ciência e filosofia do cuidar eRoach, também citado por Paiva, afirma que a enfermagem é a profissionalização da capacidade humana de cuidar.

A evolução está estritamente ligada à qualidade, pois é a qualidade dos cuidados que se pretende quando se investiga. "desde os tempos remotos da historia do homem que a qualidade dos produtos, isto é, a sua aplicação ao uso, foi uma preocupação de quem os produzia" (Frederico, 1999,p.177).

A qualidade do cuidar em enfermagem passa essencialmente pelo respeito do outro como um ser autónomo e com dignidade. Passa por ver o outro como um ser único e complexo mas uno e não divisível. Assim, estabelece-se uma relação de ajuda eficaz nos cuidados.

Cuidar passa também, por respeitar a privacidade do outro, por não invadir o seu território íntimo e por aceitar todas as formas devivenciar o seu pudor.

Estamos cientes que a enfermagem está a evoluir e essa evolução só pode significar humanização. Para evoluir, a enfermagem precisa de alicerces científicos que lhe permitam manter-se de pé contra todas as catástrofes e cataclismos. A enfermagem não se pode deixar derrubar pelo terramoto da ignorância, pela avalanche da desumanização nem pela tempestade do comodismo. Comotal, a ciência de enfermagem apoia-se e fortalece-se na investigação. "A investigação desempenha um papel importante no estabelecimento de uma base científica para guiar a prática de cuidados. O objecto da investigação em ciências de enfermagem diz respeito ao estatuto sistemático de fenómenos que conduzem à descoberta e ao incremento de sabores próprios da disciplina." (Fortin, 1999,p17)

Ainvestigação em enfermagem, tal como nos outros ramos da ciência, parte sempre da formulação de um problema de investigação, fase fundamental do processo global de investigação, e como tal é imprescindível a sua correcta formulação. "Formular um problema de investigação é definir o fenómeno em estudo através de uma progressão lógica de elementos, de relação, de argumentos e de factos. O problemaapresenta o domínio e justifica a escolha do estudo." (Fortin, 1999, p.62)

Assim, tendo por base a nossa prática diária e os conhecimentos adquiridos durante as aulas, o grupo pretendeu dar uma pequena contribuição para a ciência de enfermagem, pois é a partir da profissão de enfermagem que se parte para a investigação e vice-versa.

Com este trabalho pretendemos atingir os seguintes objectivos:* Salientar a importância da privacidade na prática do cuidar;
* Aprofundar conhecimentos na área da bioética e das ciências da enfermagem;
* Analisar qual a importância atribuída à privacidade pelos enfermeiros
* Promover a reflexão critica na prática diária.

1. FUNDAMENTO TEÓRICO

Não seria possível a realização de um projecto de investigação sem o recurso à pesquisabibliográfica. Esta fundamenta todo o conhecimento existente sobre o tema em estudo. Assim a revisão bibliográfica é um imperativo num trabalho de investigação, que tem «(…) função de apoio e de lógica em relação ao problema de investigação […] que situa o estudo no interior de um contexto e lhe dá uma significação particular, isto é, uma forma de perceber o fenómeno em estudo. Representa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do psicólogo em ambiente hospitalar
  • O papel do enfermeiro educador na orientação hospitalar
  • O PAPEL DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO TRABALHO
  • Resenha Crítica: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DOS RISCOS ERGONÔMICOS NO AMBIENTE HOSPITALAR
  • Projeto de tcc (papel do enfermeiro no atendimento pre hospitalar)
  • Enfermeiro líder e seu papel na unidade de saúde hospitalar.
  • o papel do enfermeiro do trabalho na promoção e prevenção de acidente do trabalho
  • o papel do lúdico para o tratamento de crianças no ambiente hospitalar.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!