O papel das análises clinicas

Páginas: 54 (13341 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
O PAPEL DAS ANÁLISES CLÍNICAS NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Criado em Segunda, 20 Julho 2009 00:25
  
inShare5
O Farmacêutico é um profissional com formação multidisciplinar que o permite atuar em várias áreas da saúde. A atual concepção de currículo proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (Resolução CNE/CES 2 de 19 de fevereiro de 2002), do ConselhoNacional de Educação - define o Farmacêutico como o profissional de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípioséticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
Na situação acima apresentada, cumpre-nos avaliar a presença do farmacêutico no campo das Análises Clínicas. A crescente automação , os custos materiais e a entrada de grupos financeiros internacionais na área da saúde, criando grandes redesde laboratórios em detrimento dos pequenos laboratórios, contribuem para que a presença do Farmacêutico no laboratório de análises clínicas seja cada vez menor.
Não parece correto que um profissional plenamente capacitado para sua função seja desestimulado quando não se vê contemplado com o papel que lhe cabe. O Farmacêutico nas Análises Clínicas tem papel fundamental na recuperação da saúde doindivíduo, atendendo a população no paradigma da Assistência Farmacêutica. Afinal, o que o Farmacêutico vai fazer com seu conhecimento em Análises Clínicas?
A resposta vem da própria história da Farmácia como estabelecimento de saúde, onde na primeira década do século XX, eram realizados os primeiros exames de análises clínicas - a pesquisa de glicose na urina, utilizando o reagente de Benedict,uma solução de sulfato de Cobre que reduzida em meio alcalino à quente, indicava a presença de açúcares redutores (Benedict, S.R.: a reagente for detection of reducing sugars.J.Biol.Chem., 5:485,1909).
A evolução do conhecimento científico proporcionou a descoberta de numerosos fármacos, determinando a realização de pesquisas para verificar sua eficácia terapêutica, efeitos tóxicos, metabólicos,locais e formas de atuação. Áreas de estudos presentes no currículo farmacêutico - como a Farmacologia e seus desdobramentos como a Farmacocinética e os conceitos de biodisponi-bilidade e biotransforma-ção, Fisiologia, Bioquímica, Hematologia, Microbiologia e Parasitologia - dão base à monitorização laboratorial da terapêutica ou um novo conceito deste estudo, que é a Farmacometria.
Oconhecimento científico do Farmacêutico em Análises Clínicas se aplica, então, em dois ambientes. O primeiro onde são realizados os exames, ou seja, o laboratório de Análises Clínicas; o segundo na Farmácia Comunitária, quando, na dispensação do medicamento ao paciente, forem observadas e informadas as possíveis conseqüências de seu uso, objetivando a adesão do paciente ao tratamento e a recuperação dasaúde, proporcionando, deste modo, a efetiva Assistência Farmacêutica.
Os medicamentos atuam de diversas formas. Um grande número dos utilizados por via oral ou injetável são metabolizados (ou biotransformados) no fígado, excretados através dos rins, atuando em outros tecidos como medula óssea, sistema nervoso central, ouvido , etc., podendo ser analisados através de exames de sangue ou urina.
Asimples observação dos níveis de proteínas plasmáticas de um indivíduo já proporciona informação quanto à absorção de determinados medicamentos. Rotineiramente, as dosagens de enzimas hepáticas (transaminases, gama glutamil transferase, fosfatase alcalina, etc.), de resíduos metabólicos (uréia, creatinina, ácido úrico), de eletrólitos (sódio, potássio, cloro, magnésio, cálcio, fósforo), do perfil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Química Clínica
  • analises clinicas
  • Análises Clínicas
  • analise clinicas
  • Analises clinicas
  • Analises clinicas
  • análises clínicas
  • Análises Clínicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!