O papel da psicopedagogia na inclusão escolar

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 31 de julho de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ELIANE APARECIDA SONCINI PEIXE OLIVEIRA
ELIZANDRA MARTA DOS SANTOS
MICHELE ELIZA FERREIRA SIMIÃO
PRISCILA MARIA AGUIAR MORENO
VALERIA DA FONSECA MAZZOLLA














Produção Textual Interdisciplinar em Grupo















BEBEDOURO
2011
NOME DO ALUNO

ELIANE APARECIDA SONCINI PEIXE OLIVEIRAELIZANDRA MARTA DOS SANTOS
MICHELE FERREIRA SIMIÃO
PRISCILA AGUIAR MORENO
VALERIA DA FONSECA MAZZOLLA












Produção Textual Interdisciplinar em Grupo








Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação Cidadania e Saúde Infantil, A Ação Docente e a DiversidadeHumana, Educação de Jovens e Adultos, Língua Brasileira de sinais – Libras, Fundamentos da Educação Especial e Tecnologias em Educação sob orientação dos professores do sétimo, semestre do curso de Pedagogia.
Tutor de Sala: Mariluci Padovan Contro
Tutora Eletrônica: Gislaine Soares Silva










BEBEDOURO

2011O atendimento de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se no avanço das buscas por um ensino ofertado a todos, onde todos tenham oportunidade de participação. A EJA não deve ser uma reposição da escolaridade perdida, mas um espaço de construção de identidade própria. Assim, torna-se a possibilidade dos alunos jovens e adultos e também da educação especial entrarem no âmbito dosdireitos civis ao freqüentarem a escola.
A educação de jovens e adultos, assim como para educação especial é assegurada pela legislação brasileira e deve ser efetivada por todos os estabelecimentos educacionais para que, de fato, a educação seja acessível a todos os indivíduos indistintamente. São relativamente idênticas às condições socioculturais do sujeito da educação de jovens eadultos, localizam-se alunos jovens/adultos com deficiência. As investigações sobre as carências físicas e psicológicas desses alunos revelam, entre outras, a baixa motivação, o conformismo com a situação de analfabeto, a autodepreciação, além da baixa auto-estima e depreciação por parte da sociedade.
É necessário considerar que o maior interessado em seu processo escolar é o próprioaluno, que se encontra diretamente ligado à escola, suscetível aos mais diferentes procedimentos didáticos e pedagógicos, estes procedimentos devem ser os mais variados, explorando os vários recursos possíveis, considerando que estes alunos são mais experientes e que trazem conhecimentos prévios adquiridos com suas próprias vivências. A escolarização tem como objetivo trabalhar o desenvolvimentodos alunos em todos os aspectos possíveis, na sua condição de cidadão dentro do contexto social que se encontra inserido. O processo de construção de conhecimento e de aprendizagem de jovens e adultos iguala-se a esta perspectiva e se difere na medida em que se observa o discurso nas políticas educacionais mais abrangentes. Quando então se fala da escolarização de jovens e adultos com deficiência,a distância é maior ainda.
No que diz respeito à EJA, o acesso de pessoas com deficiência ainda se constitui um direito muitas vezes negado em virtude do despreparo das escolas e da falta de formação docente para o trabalho com os educandos que tem necessidades especiais. No intuito de garantir este direito, verifica-se a necessidade de se reestruturar os sistemas de ensino, quedevem organizar-se para dar respostas às necessidades educacionais de todos os alunos de modo indistinto, além dos fatores que se esbarram na questão da acessibilidade mencionada nas diretrizes nacionais assegurando adaptações necessárias para a educação especial.
Os jovens e adultos com deficiência tem o mesmo direito ao acesso à educação formal que as pessoas vistas como "normais";...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR
  • A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR.
  • O Papel do Professor na inclusão escolar
  • O papel do administrador mediante a inclusão escolar
  • O papel do psicopedagogo diante da inclusão escolar
  • O PAPEL DO GESTOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
  • O desafio da inclusão escolar frente à psicopedagogia institucional
  • psicopedagogia e inclusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!