O papel da leitura na formação do sujeito crítico

Páginas: 18 (4333 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO


Andreiza Gomes Lisboa1
Michele de Andrade Cardoso1
Sâmia Darcila Barros de Carvalho
Maria do Perpétuo Socorro Bandeira Morais


INTRODUÇÃO

O artigo surge a partir de nossa experiência como estagiárias com alunos do 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola no centro de Manaus. Ao procurarmos estimular o contato das crianças comlivros como forma de iniciação à leitura, compreendemos que a criança só construirá conhecimento a cerca da leitura se estiver inserida em um ambiente favorável ao letramento que a possibilite presenciar e participar de situações de iniciação à leitura.
Para trabalhar literatura com as crianças é preciso que a escola possibilite a elas o acesso aos livros, além de um local favorável para a práticada leitura. Embora espere que a criança aprenda muitas coisas na escola nos primeiros anos, alguns professores acham uma tarefa extremamente difícil, e têm receio de enfrentar novos desafios.
A leitura tem diversas finalidades em nosso cotidiano, seja no ambiente escolar, trabalho ou em casa, a formação do leitor inicia-se no âmbito escolar tendo como mediador o professor, em quem encontramos apossibilidade de diversificar o conhecimento. O leitor deve ser compreendido como sujeito, aquele que estabelece uma relação aprofundada com a leitura e suas significações.
O comprometimento com o contexto da leitura não deve ser delegado somente à escola, mas também com os familiares e educadores, por isso uma das questões mais discutidas no âmbito escolar seria: qual a importância da leiturapara formação do cidadão?
O que está sendo levado em consideração na sala de aula, em se tratando de leitura, contribui para a formação do leitor como sujeito crítico?
Partindo desse pressuposto, nos deparamos com esta inquietação quanto ao posicionamento da leitura para os alunos, com os meios de trabalhar a visão de mundo, levando em conta sua vida, sua realidade e sua subjetividade, associadoao desenvolvimento cognitivo, psicológico e social no contexto de sua formação leitora.
O artigo apresenta novas abordagens e reflexões sobre os problemas educacionais referentes à leitura, a sua realização como um ato prazeroso; e na possibilidade de se construir um sujeito crítico. Não nos cabe neste artigo fazer críticas ao educador, mas sim possibilitar a troca de conhecimentos e oportunizar aexpansão de conhecimentos para ambas as partes, estagiários e professores.

1. ENTENDENDO A FUNÇÂO DA LEITURA NA SOCIEDADE

Para refletirmos sobre o papel da leitura na constituição de um ser crítico é necessário entender em que contexto sócio-histórico ela está inserida. E dentro desse contexto averiguar o que é leitura e como se dá o processo de aprendizagem da leitura. E assim perceber seesse conceito, esse processo é para a emancipação ou para a subserviência do ser humano e, por conseguinte da sociedade.
Vivemos na “sociedade do conhecimento” e é perceptível o interesse crescente do mundo pela educação. Idéias como “A educação é a mola do sucesso” são frequentes na mente e no cotidiano das pessoas. Estamos em plena globalização, projeto de reestruturação do capitalismo e issoimplica mudanças de alguns paradigmas, ou seja, o capitalismo está em um momento de instabilidade, logo o neoliberalismo precisa e convoca a educação escolar para ajudar a consolidar esta nova fase do capitalismo.
É nessa conjuntura que a educação tem sido exaltada pelas contribuições que pode dar ao mercado de trabalho. Apple, explica que o neoliberalismo vê o estudante como capital humano enessa visão neoliberal ele diz que:
O mundo é intensamente competitivo economicamente, e os estudantes – como futuros trabalhadores devem obter indispensáveis habilidades e disposições para competir eficientemente e efetivamente. (APLE, 1998 apud RODRIGUES, 2007, p. 96).

Essa ideologia justifica a busca desenfreada de muitos pais por um futuro brilhante para os filhos, representado por uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da arte para a formação do sujeito
  • O papel da leitura na formação do cidadão
  • O Papel da Leitura no Nosso Processo de Formação
  • O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
  • O papel do professor na formação de individuos criticos e reflexivos
  • A LEITURA NA ESCOLA BÁSICA E A FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO
  • Estratégias de leitura e gêneros textuais na formação do leitor crítico
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A importância da leitura para a formação do cidadão crítico, nas escolas públicas de Gravatá.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!