O papel da informação no processo de capacitação tecnológica das micro e pequenas empresas

Páginas: 22 (5331 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
O papel da informação no processo de capacitação tecnológica das micro e pequenas empresas
 
 
 
Resumo
A necessidade de disponibilizar informações para o setor produtivo tem levado a reflexões e esforços no sentido de atender de forma ampla a esta demanda em uma sociedade do conhecimento.
O artigo foca a relevância da disponibilização de informações no processo de capacitação e inovaçãotecnológica no segmento das empresas de pequeno porte, especialmente em face da atual relevância econômica e social deste porte de empresa.
Conclui com a indicação de algumas medidas que devem ser perseguidas para ampliar a oferta de informação para as empresas de pequeno porte.

 
INTRODUÇÃO
Com o processo de globalização de mercados e a velocidade dos avanços tecnológicos, a busca porinformação se tornou alvo comum de toda a sociedade.
Naturalmente, emerge o conceito de uma sociedade da informação, onde ter informação ou ao menos ter garantido o acesso a ela passa a ser um diferencial de uma nova era.
Os esforços que estão sendo feitos no sentido de organizar e analisar dados, de forma a que sejam disponibilizados como informação, com valor agregado, para subsidiar processosde tomada de decisão, é a estrutura orgânica da nova sociedade do conhecimento.
Os avanços ocorridos, nas chamadas tecnologias de informação e na área de comunicação, alavancaram este esforço em uma velocidade de ordem geométrica.
Ao se acessar a Internet, por exemplo, é possível se perder o foco de busca, pela variedade de informações e diversidade de fontes disponíveis.
 
O NEGÓCIO DAINFORMAÇÃO
Hoje precisamos passar a ter a preocupação em obter qualidade de informação, e não quantidade.
Este momento de muita informação precisa ser superado rapidamente, para não se perder tempo.
O importante é ter a informação certa, ou melhor dizendo, adequada à determinada necessidade, no tempo correto e a um custo compatível.
Surgem aí novos dilemas, que entendemos se caracterizamcomo desafios:
Informação adequada a uma necessidade
O foco de se ouvir a demanda, para se prestarem serviços de informação, exige ajustes nas estruturas formais das unidades e sistemas de informação hoje existentes, que envolvem desde aspectos de decodificação de linguagem até formatação de produtos e serviços de informação.
A máxima de se atender às necessidades do cliente, como pregam osespecialistas em qualidade, aplica-se aqui como uma luva.
Informação no tempo correto
Em uma sociedade em que se antecipar às expectativas do futuro passou a ser um diferencial para o sucesso, o retorno de uma demanda informacional tem de ser na velocidade e nos meios compatíveis com os novos tempos.
Neste caso, é fundamental a incorporação, nas unidades prestadoras de serviços de informação,se possível em tempo real, dos avanços das tecnologias de comunicação e da área de informática.
Custo da informação
Aqui talvez o maior obstáculo, no caso brasileiro.
Os poucos usuários que sempre tiveram acesso à informação organizada e tratada geralmente por estruturas vinculadas a entidades de âmbito governamental criaram a cultura do acesso e do uso gratuito da informação.
A informaçãoera um bem, tratado como insumo, não valorado.
A carência de recursos públicos para as atividades de informação, somada ao crescente número de novos usuários e demandantes de produtos e serviços de informação, tem levado as unidades que prestam este serviço a buscar formas de remuneração pelos seus serviços, o que vem sofrendo resistências dos usuários.
A falta de cultura e a inexistência deuma economia da informação têm levado a resistências e ao surgimento de dificuldades da aplicação de regras básicas de oferta-demanda pela aquisição de bens e serviços de valor.
Mas todos estes aspectos precisam ser resolvidos, mesmo surgindo alguns traumas, pois a inserção de uma nação na sociedade da informação leva a que se apliquem práticas antes pregadas no discurso para a educação e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da contabilidade nas micro e pequenas empresas
  • O papel da contabilidade nas micro e pequenas empresas
  • O papel da contabilidade nas micro e pequenas empresas
  • Qual o papel da contabilidade nas micro e pequenas empresas?
  • Tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas
  • A gestão da tecnologia da informação (ti) nas micros e pequenas empresas
  • A adoção de tecnologia da informação por micro e pequenas empresas
  • Estudo sobre o impacto das consultorias tecnológicas na produtividade das micro e pequenas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!