O papel da indústria automobilística no capitalismo moderno

Páginas: 7 (1517 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O Papel da Indústria Automobilística no Desenvolvimento e Expansão do Capitalismo Moderno no Século XX

O mundo, a partir do século XX, começou a experimentar algumas da mudanças que deram início ao rearranjo social, político e econômico que culminou no capitalismo moderno vigente nos dias de hoje. Esse rearranjo gerou mudanças drásticas nos processos de produção das sociedades modernas, quetiveram na divisão e modernização do trabalho a força motriz de um novo modelo produtivo que redefiniu a cultura ocidental. Os Estados Unidos da América lideravam esse movimento; a proliferação das linhas de montagem e a adesão ao Taylorismo impulsionavam a produtividade à níveis sem precedentes. Trabalhadores viam sua renda e padrão de vida aumentar junto com a produção mecanizada, e empresas demenor porte davam lugar à grandes oligopólios industriais que se beneficiavam de crescentes economias de escala para fomentar a produção e o consumo.
Anúncio do Ford T: mais de 15 milhões de unidades foram vendidas
Anúncio do Ford T: mais de 15 milhões de unidades foram vendidas
Um dos símbolos mais característicos dessa nova era foi, inquestionavelmente, o automóvel. A produção automobilística,de acordo com Jeffry Frieden, concedeu “uma mobilidade individual nunca antes vista, [livrando] os cidadãos das desvantagens dos transportes públicos, assim como certa vez as ferrovias os livraram da tirania dos transportes aquáticos.” Mais uma vez, era nos Estados Unidos onde a ascensão da indústria de automóveis se dava com maior ênfase. Em contraste com a Europa, que aderiu mais tardiamente aomodelo de produção em massa e possuía menor mercado doméstico, os Estados Unidos em 1921 já possuía uma frota em circulação de 10 milhões de carros, uma proporção de dez veículos para cada europeu. A compensação pelo trabalho repetitivo nas linhas de montagem para o trabalhador americano era notória – em 1922 um trabalhador bem remunerado precisava de apenas dez semanas de salário para conseguircomprar um Ford T – analogamente, um trabalhador francês em circunstâncias parecidas demoraria cerca de um ano para conseguir comprar um carro semelhante, o Citroën 5 CV.
A produção mundial automotiva não perdia momento; as vendas cresciam em progressão exponencial, e já em 1930 a Europa conseguia aproximar sua produção industrial automobilística à dos Estados Unidos. Essa indústria, em ambosos casos, já se posicionava como a mais importante em todas as grandes economias da época, utilizando a maior parte de recursos industriais como aço, estanho e níquel. No final da década de 30 já havia mais de 40 milhões de veículos em circulação no mundo, que contava com uma produção anual de cerca de sete milhões de veículos - o boom oferecido pela produção em massa era tangível.
O setorautomobilístico é particularmente representativo dessa nova fase de modernização e integração das forças produtivas porque uniu os avanços tecnológicos que propulsionavam a produção com as “inovações administrativas e organizacionais” que criaram as novas corporações do mundo moderno. Entre 1914 e 1939, muitos dos avanços no nível de produtividade não teriam sido possíveis sem o estabelecimento de umnovo padrão na organização e divisão de tarefas dentro das empresas. Atividades diferentes que eram desempenhadas isoladamente – como pesquisa, design, produção, distribuição e propaganda - se integravam para acompanhar o processo produtivo desde a matéria-prima até o consumidor, solucionando logísticas de coordenação e reduzindo custos. Esse “streamlining”, ou a integração administrativa eorganizacional das empresas, somado aos incríveis avanços tecnológicos que impulsionavam a escala de produção, otimizava a eficiência e maximizava os lucros das novas corporações. Além disso, as empresas, que possuíam crescentes receitas e demanda, se beneficiavam de novas economias de escala; adicionando-se todos esses fatores, além da facilitação do crédito e do financiamento coordenado com as próprias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria automobilistica
  • industria automobilística
  • Industria Automobilistica
  • Indústria Automobilística
  • Industria Automobilistica
  • industria automobilistica
  • Indústria Automobilistica
  • Indústria automobilistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!