O papel da escola na formação do cidadão

Páginas: 8 (1861 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2012
Produção Textual Interdisciplinar Individual

INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da função da escola, do papel do professor, das diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico quanto à forma de ensinar e também, o porquê das mudanças corridas através dos tempos.

DESENVOLVIMENTO

A escola tem recebido em suas dependências crianças,jovens e adultos das diferentes camadas sociais principalmente nos últimos tempos. Nos primórdios a educação era um direito apenas da classe elitizada considerada nobre. Somente a partir da década de 60 foi que a educação entrou nos eixos da democracia através das medidas políticas agregadas às LDBS.
Hoje, a educação é um direito de todos não importa a idade ou faixa etária. Contudo, há de seadmitir que mesmo assim, um número expressivo de crianças, jovens e adultos continua fora da escola. Para estes, a escola existe, mas para os outros. Portanto, em parte, a escola deixa de cumprir suas metas das quais uma diz respeito à abrangência populacional do país.
Quanto aos que a frequentam sabe-se que nem todos saem da escola preparados para exercer devidamente sua cidadania.
Tratando dafunção da escola Os Parâmetros Curriculares Nacionais dizem o seguinte:
“...que a escola seja um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia-a-dia das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior. A formação escolar deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, de modo a favorecer a compreensão e aintervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar aos alunos usufruir das manifestações culturais nacionais e universais”. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução – 3ª Edição – 2001, pág. 45.
Como a escola vai conseguir qualificar seus alunos para o exercício de uma cidadania digna, justa e eficiente?
Através de propostas atualizadas, claras, práticas e de objetivos que seenquadrem ao contexto político, cultural e social.
Portanto, que a escola insira em seu Projeto Político Pedagógico ações que propiciem o engajamento de todos os profissionais do ensino na construção do conhecimento, na formação integral de seus alunos através de práticas educativas que tenham a ver com vida plena em sociedade.
O aluno deve ser conscientizado de que vive num mundoglobalizado, que está em constante mudança. Ele deve ser preparado para participar como indivíduo histórico das profundas transformações sociais globais sendo ele mesmo sujeito desse contexto histórico.
Mas a escola só vai conseguir consolidar estes objetivos se todos os educadores forem comprometidos com a educação de qualidade.
Professores, direção e o pessoal de apoio estão sob a responsabilidade deconduzir o processo de ensino da escola. A maneira como a escola ensina e vive se reflete na sociedade. Daí o enorme desafio que o Ministério da Educação e Cultura tem. O de incutir na mente de cada educador a noção de que ele é um agente de transformação social e que precisa constantemente se atualizar, participar de formações, fóruns de debate e estar sempre conectado com a informação e buscandoaprimoramento em sua área.
O professor que mesmo vivendo em tempos modernos insiste em adotar em seu planejamento diário práticas tradicionais, arcaicas, descontextualizadas, continua por assim dizer, vivendo no passado alienado da realidade e ao mesmo tempo, alienando seus alunos.
Por outro lado, o educador que se renova que busca novas práticas metodológicas, que usa em suas aulas diárias osrecursos tecnológicos modernos, que está sempre participando de cursos, formações e de tudo aquilo que venha contribuir com seu enriquecimento intelectual, levando pra sala de aula a essência do que aprende no dia-a-dia, esse educador ainda que não seja um “nativo digital”, é um professor atualizado, preparado, pronto para os desafios dos tempos modernos.
Portanto, a função da escola está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel da escola da formação do cidadão
  • O papel da escola na formação do cidadão critica
  • O papel da leitura na formação do cidadão
  • Papel da escola é formar cidadão
  • O trabalho na escola e formação do cidadão
  • A educação física na escola e a formação do cidadão
  • FORMAÇÃO DO CIDADÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
  • O papel da escola na formação do leitor competente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!