O papel da arquitetura na reconstrução pós catástrofes

Páginas: 12 (2951 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
O PAPEL DA ARQUITETURA NA RECONSTRUÇÃO APÓS CATÁSTROFES

Lorraine de Oliveira Hygino Graduanda em Arquitetura e Urbanismo/ISECENSA/RJlorrainehygino@hotmail.com

RESUMO
Este artigo trata-se de uma análise sobre a ação de arquitetos e planejadores urbanos para a reconstrução de cidades e espaços públicos que são afetados por desastres naturais, pois atualmente tais fenômenos vêm se acumulando. Para a execução deste trabalho foi feito um Projeto de Pesquisa que reuniu aspectos e informações relacionadas ao assunto.Consecutivamente foram encontradas durante a pesquisa inúmeras divergências de opiniões relacionadas à reconstrução. A pesquisa demonstrou que a reconstrução toma tempo, porém requer agilidade para que se recomponha a vida cotidiana, o que pode ser de início solucionado através de abrigos emergenciais. Por isso, é preciso que arquitetos e outros profissionais afins estejam preparados.Palavras-chave: desastres naturais; reconstrução urbana.

ABSTRACT
This article deals with is an analysis on the effect of urban planners and architects for the rebuilding of cities and public spaces that are affected by natural disasters, ascurrently such phenomena has accumulated. To implement this work was done a research project that brought together issues and information related to the subject. Consecutively during the study were found numerous differences of opinion related to reconstruction. The research showed that rebuilding takes time, but it requires agility to recompose the daily life, which can be solved by initiatingemergency shelter. It is therefore necessary that architects and other related professionals are ready.Keywords: natural disasters; urban reconstruction.

1. Introdução
As tragédias causadas por fenômenos naturais vêm se acumulando nos dias atuais, a cada dia observam-se novos cenários de devastação em diversos espaços mundiais e por diversos motivos. A arquitetura, a engenharia e o planejamento urbano têm sua parcela de responsabilidade nesses eventos. Porém não são osúnicos responsáveis, até porque o despreparo das cidades, da população e dos órgãos de controle é muito maior.
O objetivo geral deste trabalho é conhecer a realidade e os desafios do arquiteto na gestão dos recursos naturais relacionados ao planejamento urbano, após ocorrerem tragédias naturais. Como objetivo específico, pretende-se caracterizar e analisar os principais pontospara se chegarem a soluções com relação ao assunto estudado.
A importância e a justificativa deste trabalho estão em instigar a discussão e repensar sobre que tipos de construções são realmente apropriadas a localidades eventualmente atingidas pela destruição. Espera-se com a discussão a analise dos impactos e oportunidades dos eventos climáticos extremos, para que sejafortalecida a visão estratégica, de grande importância, pois as ações de reconstrução urbana devem ter cautela, porém em casos de devastação a agilidade é imprescindível.
A metodologia utilizada para esta pesquisa baseia-se em material científico encontrado em periódicos e em internet, buscando conceitos sobre desastres naturais, a reconstrução do espaço urbano e o papel que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A reconstrução do pós-guerra
  • Beneficios da hidroterapia pós reconstrução de lca
  • A revolução do pôs papel.
  • Revolução do pós papel
  • Arquitetura pós-moderna
  • Arquitetura britânica do pós guerra
  • O papel do Professor na Pós-modernidade
  • COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA NA PÓS-MODERNIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!