O Pal cio do Congresso Nacional um dos cart es postais de Bras lia e est situado no extremo leste do Eixo Monumental

993 palavras 4 páginas
O Palácio do Congresso Nacional é um dos cartões postais de Brasília e está situado no extremo leste do Eixo Monumental. Ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes. Nos vértices da base do triângulo estão o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio consiste em um edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado.

O Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto são edifícios bem parecidos, mas possuem alguns detalhes que os fazem diferentes entre si.
Tem em comum as colunas, que parecem velas de uma jangada, revestidas em mármore branco. Ambos os edifícios parecem estar suspensos do chão, mas observem que o segundo está mais elevado que o primeiro, e a rampa de acesso é consequentemente mais elevada. ANO: 1958

Desenhado por Oscar Niemeyer, o Palácio da Justiça ficou pronto após dez anos de construção. Sede do Ministério da Justiça, destaca-se pelos jardins e a fachada de arcos que sustentam lajes curvas de onde caem cortinas d'água, chamadas pelo povo de “lágrimas de cassados”, numa referência ao período da ditadura, que alijou da vida pública políticos e líderes de classe. Possui uma área construída de 23 mil m², com forma de um quadrado regular, abrigando cinco pavimentos e subsolo.

O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, situado em Brasília, capital do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, o palácio foi inaugurado oficialmente em 20 de abril de 1970 pelo presidente

Relacionados