O PAGADOR DE PROMESSAS PARA ESTUDO

2037 palavras 9 páginas
O PAGADOR DE PROMESSAS – DIAS GOMES
SOBRE O AUTOR (DAIANE)
Alfredo de Freitas Dias Gomes, mais conhecido como Dias Gomes, nasceu em Salvador em 19 de outubro de 1922. Foi um romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras. Dias Gomes ficou conhecido em todo país pelo trabalho na dramaturgia. O autor começou a carreira no teatro, mas suas histórias ficaram populares também no rádio, no cinema e na televisão. Os maiores sucessos foram “O Pagador de Promessas”, “Roque Santeiro” e “O Bem Amado”, primeira novela em cores no Brasil. Faleceu aos 76 anos em 18 de maio de 1999 em São Paulo.
Na forma teatral, Gomes Dias ganhou o Prêmio Nacional do Teatro (1960), Premio de Melhor Peça Brasileira (1960), Premio de Melhor Autor Brasileiro (1962) e Laureado no III Festival Internacional do Teatro na Polônia. Na versão Cinematográfica ganhou o premio Palma de Ouro no Festival de Cannes (1962)
FABULA (BRUNA)
Zé do Burro, portando uma cruz nos ombros, e sua mulher, Rosa, caminham sete léguas do sertão baiano até Salvador com o intuito de pagar a promessa. Chegam a Salvador de madrugada, alojando-se nas escadarias da igreja dedicada à santa. São interpelados pelo sedutor Bonitão, que se aproveita da ingenuidade de Zé do Burro para seduzir Rosa. A mulher resiste no início, mas acaba por passar a noite com ele em um quarto de hotel.
Ao contar ao padre que a promessa fora feita em um terreiro de candomblé a Iansã, Zé é impedido de entrar na igreja. Obstinado, ele insiste em permanecer, ignorando os apelos da mulher para partirem. Zé do Burro torna-se assunto na cidade e acaba alvo de um repórter sensacionalista, que distorce os fatos e o retrata como um messias que apoia a reforma agrária.
Ao saber por Marli, uma prostituta apaixonada por Bonitão, que Rosa passara a noite com o homem, Zé começa a dar vazão à sua revolta. Já Bonitão, decidido a se livrar de Zé para poder se aproveitar de sua esposa, convence o policial, Secreta, da

Relacionados