O outono da idade media

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
No final do século XIX e começo do XX surge a concepção da historia em Marx  surgindo com ele uma nova concepção da historia.

O Marxismo Britânico ajuda a criar ferramentas para o historiador doséculo XX para unir essa ideia de sujeito , que fora fragmentada na sociedade burguesa . O marxismo une Grupos excluídos, os fragmentos sociais , como no texto de Rebeldes Primitivos de Hobsbawm, queolha para os bandidos sociais e analisa a história desse grupo de um modo profundo á esse fenômeno social, que segundo ele no passado foram tratados como série de episódios, pouco conhecido e poucotrabalhados, por não fazer parte dos objetivos dos historiadores. Ele aborda ainda o conflito do tradicional para o moderno. Falando que a ideia de vida moderna rompia com os ideiais tradicionais, poisa modernidade ataca em todas as formas o tradicional. Hobsbawn diz que o banditismo social não tinha organização ou ideologia, sendo totalmente inadaptável aos modernos movimentos sociais, mais oautor aborda em seu texto que a máfia sim tinha uma evolução um pouco mais complexa do banditismo social, já que sua organização e ideologia são rudimentares.
A existência desses grupos trata-se de umaresistência dos modernos ao movimento. Entretanto ele deixa claro que esses movimentos banditismo social são diferentes dos movimentos camponeses, pois não tinham cunho revolucionário, reformista oumodernista diferentes dos movimentos proletário e camponês que são movimentos sociais modernos. O historiador olha a história da classe trabalhadora, do presente estuda o passado.
O marxismo percebe quea modernidade como um processo histórico e o século XX vai revisar esse processo histórico. Olhando para o excluído como algo que une a um produto da modernidade. Um olhar tradicional, com senso decoletividade e não como a modernidade capitalista. E é neste contexto que uma resistência ao moderno.
Huizing analisa como a sociedade continua numa lógica tradicional descompensada que coexiste com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idade média
  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Media
  • a idade media
  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Média

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!