O olho do caçador

Páginas: 7 (1521 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
Introdução

José Ângelo Gaiarsa é um médico psicoterapeuta há meio século, com mais de 20 livros publicados sobre a especialidade. Este trabalho se baseia em seu conto “O Olho do Caçador”, onde ele nos mostra um pouco de sua experiência e o seu ponto de vista, referente a agressividade inserida na sociedade.
Não se sabe ao certo como surgiu a agressão em meio ao homem, se ela éfator das relações humanas ou se é resultado das forças das posições sociais.
A única coisa que se sabe é que ela é conhecida desde o início de nossa história, desde o começo usamos os diversos tipos de agressão para sobrevivermos e ferirmos os outros, ela é como um instinto que evolui e que está presente em nosso gene.
O ser humano vive buscando motivos para liberar a agressão quecultiva em seu interior, e com o passar dos anos encontra várias justificativas, seja pela sobrevivência, seja pela religião, ou pela maneira de defender aquilo que é dele, sempre encontra um modo de liberá-la.
Conforme a sociedade foi evoluindo, a agressividade seguiu o mesmo passo, evoluiu para os mais inusitados métodos que se pode imaginar.
Este trabalho tem como propósito, mostraros diversos tipos de agressão presentes no decorrer da evolução de nossa civilização.

A agressividade presente na sociedade

A sociedade sofreu um processo gradual de transformação ao longo do tempo. O tipo mais primitivo de organização social é a tribal, onde os indivíduos viveram juntos para garantir a sobrevivência de todos. Essas tribos dedicavam-se à busca de alimentos einstalavam-se de forma provisória em cavernas e acampamentos.
À medida que se esgotavam as reservas naturais ou as condições climáticas assim o exigissem, mudavam-se para outros lugares mais favoráveis ao grupo.
Com o domínio do fogo, o homem aperfeiçoou a transformação em armas para a caça, que junto à extração de alimentos vegetais era a fonte de alimentação.
No entanto, a estruturadigestiva dos seres-humanos é essencialmente onívora, ou seja, podemos comer tanto vegetais quanto carnes, logo não era necessário caçar.
Este é o primeiro e mais profundo indício de que o homem caminhava em direção à agressividade, que também evoluiu ao longo do tempo e ainda está presente atualmente nos diversos eixos da sociedade.
Com isso, criou-se praticamente a primeira empresahumana, a empresa da caça, onde tinha um que era bom em seguir rastros dos animais, outro que tinha bons olhos e outro que sabia os costumes dos animais.
A eficiência era tanta que essa empresa conseguia caçar até monstruosos mamutes, ancestrais dos gigantes elefantes.
Ao passar dos anos, o homem acumulou e aprimorou grandes habilidades predatórias, tornando-se o mais astuto eimplacável caçador de todos os tempos, cultivando a agressividade no seu interior.
Até então, o uso da agressão tinha uma justificativa que era o seu uso para a sobrevivência.
No decorrer dos anos, o homem aprendeu a domesticar os animais, isto marcou uma etapa importante da evolução da sociedade primitiva: o momento da transição de um estado nômade para uma forma de vida sedentária, emlocais geográficos permanentes. Mas a permanência em um único espaço limitou o acesso às fontes alimentares, basicamente caça, pesca e coleta de frutos e raízes silvestres.
A necessidade de ampliar os estoques alimentares levou à atividade agrícola e mais uma etapa foi alcançada com a conversão do pastoreio (praticado pelos homens por estarem mais acostumados com os animais) e da agricultura(praticada pelas mulheres por conhecerem melhor as plantas) nas principais fontes de subsistência. Além de alimentar muita gente a agricultura permitia lazer. Este tempo de lazer que o caçador não tinha começou a ser a matriz da cultura. Não tendo o que fazer, inventamos coisas como rituais, cantorias, objetos e etc. É neste ponto que começa a se criar as estruturas para o começo da civilização....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caçador
  • caçador
  • O caçador
  • o caçador
  • Olho por Olho
  • O olho
  • Olho
  • Olhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!