O olhar estrangeiro sobre a áfrica

Páginas: 4 (986 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
* O olhar estrangeiro sobre a África
Na antiguidade, a África era chamada de Etiópia e os africanos de etíopes (em grego, terra dos homens de pele negra).
Na Idade Média, as representações daÁfrica e dos africanos feitas pelo homem europeu foram influenciadas pelo cristianismo e pela Bíblia. A figura tentadora do Diabo que aparecia nas cerimônias religiosas era sempre negra, semelhante a umetíope. Os anjos e santos, ao contrário, eram todos brancos.
O imaginário preconceituoso dos navegantes europeus sobreviveria nos séculos seguintes. Os temores sobre o Mar Tenebroso (OceanoAtlântico) e a região abaixo da linha do Equador iriam alimentar as representações dos europeus sobre os africanos.
A marca dos primeiros encontros entre europeus e africanos foi o estranhamento recíproco.Os africanos ficaram espantados com a cor da pele e os modos dos europeus.
* A África pré-colonial
Convencionou-se chamar a fase da historia do continente africano, compreendida entre os séculosIX e XIX, de África pré-colonial. Ao longo desse período desenvolveram-se sociedades diversas, com organizações econômicas, políticas e culturais específicas, línguas, hábitos e costumes diferentes.Povos nômades que se dedicavam ao comercio conviveram com povos sedentarizados que constituíram aldeias, cidades e impérios.
* Os reinos sudaneses
A região subsaariana do continente africano eraconhecida pelos árabes como Sudão (terra dos negros). Nessa área formaram-se grandes reinos graças ao rico comercio transaariano de cereais, ouro, marfim, pimenta, âmbar e escravos, que eram trocadospor sal conchas, tâmaras e tecidos árabes. O comércio também proporcionou o contato dos povos que viviam nessa região com o Islã.
* O reino de Gana
O reino de Gana floresceu a oeste docontinente africano, na área em que, atualmente, se situam o Mali e o sul da Mauritânia. O reino desenvolveu-se a partir do século III graças ao comércio que se estabeleceu entre árabes e ganenses.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O olhar estrangeiro sobre a África – ontem e hoje
  • Um novo olhar sobre a áfrica
  • O Olhar Do Estrangeiro
  • ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM POUSADA: UM OLHAR SOBRE A RECEPÇÃO DE TURISTAS ESTRANGEIROS
  • Reflexão filme olhar estrangeiro
  • Sob O Olhar Estrangeiro
  • Um olhar sobre o olhar
  • O olhar imperial e a invenção da áfrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!