o obejto de estudo da museologia

1156 palavras 5 páginas
1) Divida o texto ‘O objeto da Museologia’(P. van Mensch) em seções.
Objeto da museologia / Herança
Atividades museológicas
3) Produza um quadro das datas dispersas no texto, com os seguintes critérios: 3.1) As datas devem figurar em ordem cronológica. 3.2) Crie uma ementa dos eventos que as datas marcam.
1930
Foi desenvolvida uma teoria museológica na União Soviética, que também pode ser encontrada em publicações anteriores de A. M. Razgon.
1958
Seminário Internacional de Museus Regionais, promovido pela UNESCO, realizado no Rio de Janeiro.
1964
ENTWURF VON THESEN ZUR MUSEUMWISSENCHAFT, publicado na República Democrática Alemã.
1965
I Simpósio sobre Teoria da Museologia, realizado em Brno, onde Z. Bruna definiu o objeto da compreensão museológica como: o problema relativo ao material, ao objetos, os quais têm adquirido, estão adquirindo e vão adquirir novas funções, ponto de vista similar ao ENTWURF VON THESEN ZUR MUSEUMWISSENCHAFT.
1972
O ICOM elaborou uma definição mais detalhada sobre a museologia.
1974
A museologia foi descrita como, “perceber e identificar... documentos que em todos o aspectos representem melhor certos valores sociais.” Em uma apostila do curso de museologia da Universidade Jan E. Purkinje em Brno.
1978
A. M. Razgon definiu museologia como “uma disciplina científica que estuda as leis da origem e desenvolvimento dos museus...”
1980
Stransky fala de musealidade como um “aspecto específico da realidade”, interpretar cientificamente essa atitude do homem em relação à realidade e fazer-nos entender a musealidade em seu contexto histórico e social.
1982
A. M. Razgon mudou seu pensamento para, “museologia é uma ciência social que estuda os objetos de museu como fonte de conhecimento.”
1983
Simpósio do ICOM sobre metodologia da museologia. Simpósio de Londres, que faz referência à definição de herança dada pela UNESCO. P. van Mensch diz que, “a museologia é definida como o conjunto de teoria e prática envolvendo o

Relacionados

  • interação Museu e escola
    17685 palavras | 71 páginas