O NVO CONEITO DA FAMÍLIA BRASILEIRA

1161 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Ana Rita dos Santos Silva
Rita Cassia dos Santos Silva

O NOVO CONCEITO DA FAMÍLIA BRASILEIRA

Cruz das Almas
2013

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Ana Rita dos Santos Silva
Rita Cassia dos Santos Silva

O NOVO CONCEITO DA FAMÍLIA BRASILEIRA

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Antropologia do Curso de Bacharelado em Serviço Social da UNIFACS
EAD sob acompanhamento da Profª. Karen Sasaki e da tutora Profª. Melquíades Souza Amparo Neto.

Cruz das Almas
2013

3

1 – INTRODUÇÃO
Segundo Robert Rowland (1997) a família é resultado da semelhança consanguínea e da demarcação inconstante segundo os contextos culturais. De acordo a ciência antropológica existem determinados tipos de famílias: a) família nuclear: grupo de parentes formado pelos pais e os filhos, que residem juntos, e os filhos tendem a herdar dos pais; b) família ampla ou dilatada; c) família de reprodução: construída na ocasião do casamento, quando um se casa e tem filhos.
Sendo assim, o conceito de família é uma concepção própria de cada indivíduo, sendo alterado de acordo aos diversos argumentos culturais da atualidade. Para que possamos entender essa teoria, é preciso despir-se de preconceitos relacionados à classe cultural e a familiar.

Por esta razão a

antropologia veio para compreender o comportamento social humano, suas crenças, costumes e mudanças evolutivas de um mundo contemporâneo, marcado pelas diferenças sociais e pela exclusão.
Logo,

sabemos

que

devido

às

diversidades

nos

padrões

de

relacionamentos, a família brasileira do século XXI vem se ajustando ao contexto de sua época, não sendo mais necessário que um homem e uma mulher, se unam para constituir família, pois a perspectiva de uma nova estrutura familiar engloba pessoas do mesmo sexo, a chamada família homoafetiva.

Relacionados