o numero Pi

Páginas: 2 (267 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 Pi
Na matemática,  é uma proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; poroutras palavras, se uma circunferência tem perímetro  e diâmetro , então aquele número é igual a . É representado pela letra grega π. A letra grega π (lê-se: pi), foi adotadapara o número a partir da palavra grega para perímetro, "περίμετρος", provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euleralguns anos mais tarde. Outrosnomes para esta constante são constante circular, constante de Arquimedes ou número de Ludolph.

Valor de π
O valor de π pertence aos númerosirracionais. Para a maioria dos cálculos simples é comum aproximar π por 3,14. Uma boa parte das calculadoras científicas de 8 dígitos aproxima π por 3,1415927. Para cálculosmais precisos pode-se utilizar com 52 casas decimais. Para cálculos ainda mais precisos pode-se obter aproximações de π através de algoritmos computacionais.

Métodoclássico para o cálculo de π

A primeira tentativa rigorosa de encontrar π deve-se a um dos mais conhecidos matemáticos da Antigüidade, Arquimedes. Pela construção depolígonos inscrito e circunscrito de 96 lados encontrou que pi seria entre um valor entre 223/71 e 22/7, ou seja, estaria aproximadamente entre 3,1408 e 3,1429. Tal método é ochamado método clássico para cálculo de pi

Analisando matematicamente e considerando a equação citada anteriormente de :





O valor de π, portanto, seria 3,1416.Obviamente, quanto maior o número de casas decimais, melhor a aproximação do valor real de pi. Mas devemos considerar que, na época, isso não era algo fácil de se calcular.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Número Pi
  • numero pi
  • numero pi
  • PI, que número é esse?
  • Número PI
  • O número pi
  • numero PI
  • Numero pi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!